Alunos do Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Politécnico realizaram, por meio da disciplina de Saúde Coletiva II, uma visita à Comunidade Remanescente de Quilombo na localidade de São Miguel dos Carvalhos, no município de Restinga Seca. A atividade prática ocorreu no dia 23 de Junho e seu objetivo foi que os alunos conhecessem a comunidade, a Unidade Básica de Saúde e também os profissionais de saúde que atuam no local.
No início da visitação, a turma caminhou pela comunidade a fim de conhecer melhor o território, e em seguida visitou a Unidade de Saúde da Família ESF Rural. Ao fim do dia, no salão da comunidade, foi realizada uma roda de conversa entre alunos, docentes, equipe de saúde, Emater e Secretaria da Saúde de Restinga Seca, na qual foram debatidos assuntos referentes à equipe de saúde e à assistência à população quilombola.
Participaram da atividade 25 estudantes, que foram acompanhados dos docentes Cindy Menezes Silva, Guilherme Emanuel Weiss Pinheiro, Rosylaine Moura e Vanelise de Paula. Também estiveram presentes lideranças comunitárias, extensionistas da EMATER-RS/ASCAR, servidores da Secretaria de Saúde, a coordenadora da Atenção Básica do município e o Secretário Municipal de Saúde de Restinga Seca.
Aprendizado e experiência prática no Sistema Único de Saúde
A disciplina Saúde Coletiva II discute e aplica conhecimento acerca das políticas públicas de saúde e equidade do SUS. Nela estão previstas três atividades de visitas práticas: a primeira é à 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS); a segunda é à comunidade remanescente de quilombo; e, na terceira, os estudantes visitam serviços da rede pública de saúde, como a Policlínica da Mulher e a Unidade de Saúde Indígena, entre outras.
Para o docente do Curso Técnico em Enfermagem, Guilherme Emanuel Pinheiro, a experiência traz diversos benefícios aos estudantes, pois eles vivenciam na prática como opera o Sistema Básico de Saúde, além de proporcionar aos alunos o conhecimento sobre a Comunidade Remanescente Quilombola e sua organização social. A atividade contribui para o processo de formação realizando a integração entre ensino-serviço-comunidade.