Sustentabilidade: Projeto sobre reaproveitamento de resíduos realiza sua primeira oficina na próxima semana

Na manhã da próxima terça-feira (27) o projeto ECOPOLI, coordenado pela professora Isis Pasquali, realizará sua primeira oficina. A programação será ministrada pela coordenadora e por bolsistas e abordará o reaproveitamento de garrafas PET. Os interessados serão divididos em duas turmas: uma das 9h30 às 11h30 e outra das 14h às 16h. O encontro acontecerá na sala E5, do Bloco E do Politécnico.

O objetivo principal das oficinas é instruir a comunidade sobre o valor da destinação adequada dos resíduos, tanto para o ambiente quanto para os catadores e a cidade em si.  Segundo Isis, os encontros discutem as outras utilidades que os materiais têm antes do descarte e a importância de se evitar o consumo de produtos com embalagens e escolher produtos mais sustentáveis.

Materiais de oficinas de resíduos (Imagem: Projeto ECOPOLI)

O estudante do curso Técnico em Meio
Ambiente, João Pedro Lopes, atua na produção de conteúdos online e
complementares para educação ambiental, além da divulgação presencial e da
condução das oficinas. Para ele, discutir a problemática envolvendo o descarte
incorreto de resíduos é, também, uma oportunidade de se pensar em práticas
sustentáveis que geram renda.

“O Ecopoli é um espaço de grande potencialidade para conhecimento e interação com a comunidade. A intenção não é só ensinar a reutilização de diferentes resíduos, mas proporcionar troca de experiências para que seja possível sensibilizar as pessoas quanto a situações ambientais”, declara o estudante. O bolsista espera que a comunidade abrace a ideia e que todos os envolvidos aproveitem as atividades.

As oficinas serão, inicialmente, mensais, com possibilidade de aumentar no 2° semestre. A previsão para os próximos encontros é de se trabalhar com compostagem, jogos escolares, latas e vidros, jornais e pneus. As inscrições podem ser feitas pelo perfil no Instagram da ação, ou pelo e-mail oficinasambientais.ufsm@gmail.com.