A escravidão contemporânea tem sido um tema, infelizmente, recorrente. Em fevereiro deste ano, foram resgatados 207 pessoas que viviam em condições de trabalho análogas à escravidão na Serra Gaúcha. Em seguida a esse caso, outros semelhantes foram denunciados no país. A promoção de políticas para geração de trabalho decente, que se define como um trabalho que é exercido com condições de liberdade e remuneração dignas, é um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Uma das fontes para informações econômicas, sociais e ambientais que auxiliam nessa meta é a Contabilidade.
Partindo dessas situações, Marcia Helena dos Santos Bento, professora do Colégio Politécnico coordenou a elaboração de uma pesquisa que busca analisar como se efetiva o papel da contabilidade nessa promoção de melhores condições de trabalho. Entre os objetivos estão uma melhor compreensão dessa relação entre decente e Contabilidade, a análise do nível de conhecimento de contadores sobre o assunto e a investigação da demanda da sociedade por informações contábeis, relacionadas a métricas de trabalho decente para avaliar organizações. Ao final da pesquisa, será proposta uma escala de avaliação deste trabalho que possibilite indicadores contábeis no contexto brasileiro. A pesquisa foi contemplada no edital FAPERGS 14/2022, que fomenta a pesquisa do estado do Rio Grande do Sul.
Além da profª Marcia Bento, a equipe do projeto é composta pelos docentes Maríndia Brachak dos Santos, Gustavo Fontinelli, Ricardo Höhe e Vagner Naysinger, todos do Colégio Politécnico.