Seleção de Bolsista para Projeto de Pesquisa Nº 059732: “Base Cartográfica para Mapeamento Municipal”

A coordenação do projeto de pesquisa “Base Cartográfica para Mapeamento Municipal”, registrado sob nº 059732 na Universidade Federal de Santa Maria, torna pública a abertura de inscrições para seleção de estudantes de graduação e técnico da UFSM para Bolsa de Iniciação Científica, conforme Resolução 01/2013.

1. Objeto
    O presente Edital tem por objeto regulamentar a seleção de estudante de graduação ou técnico de cursos da área de Geoprocessamento ou áreas afins da Universidade Federal de Santa Maria, para atuar como bolsista de Iniciação Científica no projeto de pesquisa nº 059732 – Base Cartográfica para Mapeamento Municipal, no âmbito do Edital FIPE Sênior, do Colégio Politécnico da UFSM, coordenado pela professora Angélica Cirolini.
  2. Cronograma
    ATIVIDADE PERÍODO
    Publicação do Edital e 18 de abril de 2023
    Inscrição 18 a 22 de abril de 2023
    Divulgação dos (as) candidatos (as) inscritos (as) 24 de abril de 2023
    Avaliação dos (as) candidatos (as) 25 de abril de 2023
    Divulgação do Resultado Preliminar 25 de abril de 2023
    Prazo para solicitação de reconsideração 26 de abril de 2023
    Divulgação do Resultado Final 27 de abril de 2023
    Início do período de validade da bolsa 01 de maio de 2023
  3. Das inscrições
    1. 3.1 Período: 18/04/2023 a 22/04/2023
    2. 3.2 Local: As inscrições serão feitas exclusivamente pelo email: angelica.cirolini@ufsm.br
    3. Documentação exigida:
      1. Ficha Cadastro do (a) Bolsista (Anexo A)
      2. Carta de intenções (Anexo B)
      3. Comprovante de matrícula no curso de graduação ou técnico da área do Geoprocessamento ou áreas afins da UFSM.
      4. Histórico escolar simplificado.
      5. Currículo Lattes atualizado.
  4. Do valor e período de duração das bolsas de iniciação científica
    1. A bolsa, cujo valor será de R$ 500,00 mensais, terá vigência de 08 (oito) meses (maio a dezembro de 2023).
  5. Dos requisitos exigidos do acadêmico
    1. Estar regularmente matriculado na Universidade Federal de Santa Maria, em curso de graduação ou técnico da área do Geoprocessamento ou áreas afins da UFSM.
    2. Aproveitamento escolar satisfatório (verificado pelo histórico escolar).
    3. Conhecimentos em Cartografia e/ou Topografia e/ou Geodésia e/ou Sistemas de Informações Geográficas (representações de dados), (verificado pelo histórico).
    4. Não ter vínculo empregatício ou outras bolsas, exceto aquelas que possuam objetivos assistenciais, de manutenção ou de permanência (RN 017/2006 – CNPq).
    5. Cumprir as atividades constantes do plano de atividades do (a) bolsista (ANEXO C), proposto pela orientadora no ato da inscrição.
    6. Cumprir os requisitos específicos do projeto, ser proativo (a), trabalhar em equipe, ter habilidades com a computação (SIG) e escrita de trabalhos acadêmicos e ter disponibilidade para cumprimento da carga horária semanal exigida.
  6. Do processo de seleção
    1. O processo seletivo ficará a cargo da coordenadora do Projeto e será realizado de acordo com os seguintes critérios:
      1. Análise da Carta de Intenções: será avaliado o interesse, qualificações, habilidades, conhecimentos e experiências do (a) candidato (a).
      2. Histórico Escolar: será avaliada a média das notas do (a) estudante nas disciplinas específicas e relacionadas ao projeto.
      3. Entrevista: a ser realizada no dia 25 de abril de 2023, na sala E7, bloco E, às 8h (a entrevista será por ordem de chegada).
      4. Currículo Lattes: será avaliada a produção científica do aluno.
  7. Da divulgação dos resultados, classificação e indicação do bolsista
    1. O resultado preliminar será divulgado na página do Colégio Politécnico (https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/politecnico/), conforme data estabelecida no item 2. Cronograma.
    2. Os candidatos poderão interpor pedido de reconsideração contra o resultado inicial na data estabelecida no item 2. Cronograma.
    3. Os(as) candidatos(as) aprovados(as) serão classificados(as) em ordem decrescente.
    4. O resultado final da seleção será divulgado na página do Colégio Politécnico (https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/politecnico/), conforme data estabelecida noitem 2. Cronograma.
  8. Das disposições finais
    1. 8.1 A seleção do bolsista é prerrogativa da Coordenadora do Projeto e será de sua inteira responsabilidade, respeitando a Resolução 01/2013 da UFSM e as Resoluções RN 017/2006 (e seus anexos) e RN 023/2008 do CNPq. Cabe ao coordenador do Projeto a definição dos requisitos para seleção dos bolsistas, a realização da avaliação e seleção dos bolsistas e o julgamento dos recursos.
    2. 8.2 O envio da documentação é responsabilidade do acadêmico.
    3. 8.3 A bolsa de iniciação científica não gerará qualquer vínculo empregatício entre o (a) bolsista de pesquisa e a UFSM.
    4. O bolsista poderá ser desligado de sua função, a qualquer tempo, nos seguintes casos:
      1. por proposta da coordenadora, desde que justificada por escrito.
      2. por solicitação do próprio bolsista, por escrito.
    5. 8.5 Os casos omissos serão apreciados pela Coordenadora do Projeto.
    6. 8.6 Informações adicionais podem ser obtidas através do e-mail: angelica.cirolini@ufsm.br.