A Expoagro Afubra 2023, promovida pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), teve início na última terça-feira, em Rincão del Rey, na cidade de Rio Pardo. A abertura do evento ocorreu às 9h e contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e demais autoridades e lideranças da área.
Focada em inovação e desenvolvimento a partir de uma produção sustentável, a feira, surgida em 2001, busca o fortalecimento dos agricultores e a diversificação das atividades agrícolas. Todos os anos, a equipe Afubra e entidades parceiras desenvolvem uma programação técnica com demonstrações de práticas e manejos que mostram novidades do setor agropecuário aos produtores rurais.
Entre os 523 expositores espalhados pelo Parque de Exposições, estiveram os stands dos projetos “Advanced Farm 360” e “Ovos Coloniais da Região Central”, assim como dos cursos técnicos em Alimentos, Paisagismo, Agricultura de Precisão e Agropecuária. A organização, planejamento e estruturação do estande representante da UFSM foram realizados pela Pró-Reitoria de Extensão, o Colégio Politécnico e o Centro de Ciências Rurais CCR.
Ferramentas da Agricultura Digital para o Manejo de Culturas Agrícolas, destinada a visitantes interessados em conhecer a tecnologia e a modernidade disponíveis para a agricultura. Foram apresentados, ainda, por docentes e alunos, as principais atividades desenvolvidas pelo projeto e os resultados já obtidos.
O projeto “Ovos Coloniais da Região Central”, que já inspecionou mais de 60 mil dúzias de ovos e é vinculado ao Colégio Politécnico, debateu sobre a Avicultura Colonial, pautada na produção de comida saudável e de qualidade. Duas bolsistas do programa estiveram com o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), João Pedro Zabaletta, apoiador da iniciativa da UFSM. Além disso, os cursos técnicos ministraram oficinas de Minijardins, Agricultura Digital e Propagação de Plantas por Estaquia.