Inscrições abertas para o Sisu: Colégio Politécnico oferece 170 vagas para graduações tecnológicas

Inscrições seguem até o dia 24 de fevereiro

Estão abertas as inscrições para ingresso nos cursos superiores da Universidade Federal de Santa Maria, no período de 16 a 24 de fevereiro. As condições para efetivar a inscrição são: ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2022, não ter zerado a prova de redação nem realizado a inscrição na condição de treineiro.

Os e as candidatos(as) devem inscrever-se por meio da página do Sisu. Além de escolher o curso, já na inscrição é necessário optar entre cotas ou ampla concorrência. É possível acompanhar diariamente a nota de corte de cada curso para verificar suas chances de classificação. Na página ufsm.br/sisu os(as) candidatos(as) encontram conteúdo que orienta e esclarece sobre o processo seletivo, como perguntas frequentes, passo a passo para inscrição e como evitar os equívocos mais comuns. São mais mais de 3 mil vagas para graduação da UFSM no primeiro semestre letivo deste ano e, dentro do Colégio Politécnico, são oferecidas 170 vagas em graduações tecnológicas, distribuídas nos cursos a seguir:

• Curso de Geoprocessamento: 40 vagas
  • Curso de Gestão Ambiental: 50 vagas
  • Curso de Gestão de Cooperativas: 40 vagas
  • Curso de Sistemas para Internet: 40 vagas

Colégio Politécnico da UFSM: Confira informações essenciais sobre os cursos de graduação tecnológica

Os Cursos de Graduação do Colégio Politécnico ocorrem de forma presencial, no Campus Camobi, e seus turnos podem variar entre Integral, Matutino, Diurno e Noturno. Eles estão divididos em 3 áreas de conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra e Ciências Sociais Aplicadas.

O que é uma graduação tecnológica?

Os cursos de graduação na modalidade tecnológica, diferentemente de licenciaturas (focadas na formação de educadores) e bacharelado (com maior carga teórica e prática) são cursos com menor duração e focados no desenvolvimento de habilidades específicas para inserção profissional. Confira a seguir as diferentes graduações tecnológicas oferecidas pelo Colégio Politécnico da UFSM.

O curso de Tecnologia em Geoprocessamento está inserido na área de Ciências Exatas e da Terra e funciona no período diurno, com a duração de 3 anos e meio. Forma profissionais capacitados a desenvolver atividades de produção, aquisição, armazenamento, análise, disseminação e gerenciamento de informações georreferenciadas e da tecnologia da informação.

Na área das Ciências Agrárias, o curso de Gestão Ambiental proporciona conhecimento para compreender e atuar na solução de problemas e minimização de impactos ambientais, além de desenvolver a visão sistêmica da área ambiental, com seus conflitos e alternativas que visem conciliar os aspectos produtivos com a conservação ambiental. O curso é de turno integral e tem a duração de 3 anos.

O curso de Gestão de Cooperativas está inserido na área das Ciências Sociais Aplicadas, possui a duração de 3 anos, com aulas à noite, e um percentual aproximado de 40% da carga horária é ministrado à distância (EaD). Forma profissionais de nível superior capacitados para a gestão de organizações, em especial as cooperativas, atuando nas áreas de marketing, gestão de pessoas, finanças e planejamento. Qualifica também para assessorar a constituição e desenvolvimento dessas organizações, bem como para o fomento da educação cooperativa.

O curso de Sistemas para Internet acontece no período diurno com turno preferencial à tarde. Forma profissionais de nível superior capacitados para desenvolver sistemas para a solução de negócios na Internet para diferentes dispositivos tais como computadores tradicionais, notebooks e smartphones, realizar projetos de empreendedorismo e inovação para desenvolver novos negócios, coordenar equipes de desenvolvimento de sistemas, atuar em consultoria e assessoria em empresas.

Links importantes:

Cursos de Graduação do Colégio Politécnico da UFSM