Seleção de Bolista para Projeto de Ensino Nº 056694: “A Biblioteca em Prol da Aprendizagem”

1) Número de bolsas: 03

Cada vaga será destinada a um dos turnos abaixo

Manhã: 08h às 12h00 – Tarde: 12h às 16h00 – Noite: 16h às 20h00

• Os bolsistas selecionados atenderão as seguintes demandas na Biblioteca Setorial do Colégio Politécnico:
    Atendimento aos usuários: efetuar empréstimos, renovações e devolução de materiais presentes no acervo através do sistema SIE; gerar e imprimir a Guia de  Recolhimento da União (GRU) para usuários com restrições de empréstimo; orientar os usuários na busca e localização de informações/acervo; auxiliar os usuários, quando necessário, na utilização dos computadores para pesquisas.
  • Organização do ambiente: zelar pelo cumprimento das regras da biblioteca, orientando os usuários sempre que necessário; manter o ambiente físico arrumado e organizado; localizar e guardar os materiais bibliográficos de acordo com o sistema de classificação adotado pela biblioteca; efetuar a magnetização/desmagnetização dos livros em circulação.
  • Preparação de materiais para a circulação: carimbar e etiquetar obras recém-adquiridas, seguindo a padronização institucional; inserir o sensor magnético  antifurto; inserir as papeletas de data de devolução.
  • Redes sociais: Divulgação de conteúdos institucionais, capacitações produtos e serviços da biblioteca bem como sugestões de leitura e as novas aquisições por meio das redes sociais oficiais da biblioteca (facebook e instagram).
  • Eventualmente: auxílio na realização do inventário do acervo e em atividades culturais específicas a serem promovidas pela biblioteca.

2) Prazo para inscrições:

Do dia 19 até dia 26 de janeiro de 2023. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo e-mail: daniel.rigo@ufsm.br . Inscrições enviadas por outros meios ou fora do prazo não serão aceitas. Informar no campo do assunto do e-mail “PROCESSO DE SELEÇÃO + NOME COMPLETO + TURNO ESCOLHIDO”.

A divulgação da lista com os inscritos ocorrerá em 30/01/2023

3) Seleção:

A seleção ocorrerá preferencialmente por meio remoto, pela análise da documentação encaminhada pelos (as) candidatos (as). O não envio de qualquer um dos itens da documentação exigida eliminará automaticamente o(a) candidato(a) da seleção. Caso necessário, o coordenador do projeto encaminhará ao candidato (a), via e-mail, um link para uma conversa remota mais detalhada.

Os critérios de seleção são os seguintes:

1. Análise da documentação enviada de acordo com especificação no item 4 deste edital;
  2. Entrevista: Serão selecionados para esta etapa somente os participantes que atenderem aos pré-requisitos descritos neste edital. As entrevistas ocorrerão entre os dias 31/01 a 03/02/2023 exclusivamente no turno da tarde. O agendamento das mesmas com a descrição de data, horário e local serão comunicadas via email informado pelo participante.
  3. Aproveitamento escolar satisfatório, conforme análise do histórico escolar;
  4. Grau de compatibilidade entre o curso em que o candidato está matriculado e as atividades a serem desempenhadas na biblioteca,a ser verificado conforme comprovante de matrícula;
  5. Não receber bolsa de outros órgãos da UFSM;
  6. Residir em local próximo à UFSM, preferível que seja morador Casa do Estudante Universitário (CEU);
  7. Ter conhecimento básico em informática e manipulação de redes sociais;
  8. Possuir disponibilidade de horário compatível com o turno escolhido

4) Documentação exigida:

Os (as) candidatos (as) deverão encaminhar por e-mail para confirmação da inscrição, os seguintes documentos em PDF:

1. Comprovante de matrícula para o semestre vigente;
  2. Histórico escolar simplificado;
  3. Comprovante de benefício socioeconômico (se aplicável);
  4. Currículo resumido com dados para contato atualizados (e-mail, telefone, etc);
  5. Carta de intenção, descrevendo em poucas linhas sobre si mesmo e quais as motivações te fizeram querer ser bolsista em uma biblioteca;
  6. Descrição do turno escolhido para o qual deseja concorrer a vaga.

5) Direitos e Obrigações:

1. O bolsista selecionado terá os seguintes direitos:
    • Receber bolsa mensal no valor de R$ 450,00 (quatrocentos e cinquenta reais), durante o período de vigência (01 de fevereiro a 31 de dezembro de 2023).
    • Estar incluído na cobertura do seguro contra acidentes pessoais, nos horários de atuação da bolsa;
    • Ter horário definido préviamente para o exercício de suas atividades como bolsista, sem prejuízo de suas demais atividades acadêmicas;
    • Receber orientações que se fizerem necessárias para o desempenho de suas atividades.
  2. O bolsista selecionado terá as seguintes obrigações:
    • Disponibilizar 20 (vinte) horas semanais para o cumprimento de suas atividades, possuindo assiduidade e pontualidade, conforme o horário de atuação  da bolsa;
    • Ser cortês, tratar com educação e respeito a todos os usuários da biblioteca;
    • Ter organização e zelo com o acervo e os equipamentos da biblioteca;
    • Manter endereço residencial, telefones, e-mail e dados bancários atualizados;

6) Divulgação dos resultados:

Conforme descrito no cronograma a seguir, os resultados serão divulgados sexta-feira, dia 06 de fevereiro de 2023

7) Cronograma

EtapaData