Cursos de Gestão Ambiental e Técnico em Meio Ambiente do Colégio Politécnico realizam visita técnica a viveiro agroflorestal na cidade de Rio Pardo

Mudas produzidas no local se destinam à recuperação de áreas degradadas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Alunos do Colégio Politécnico em visita técnica a viveiro agroflorestal. Foto: Renato Trevisan

Na tarde do dia 07 de julho, alunos do Curso de Gestão Ambiental e do Curso Técnico em Meio Ambiente estiveram em visita técnica ao Viveiro Agroflorestal da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), na cidade de Rio Pardo, centro do estado do Rio Grande do Sul. A atividade fez parte de atividades das disciplinas de Produção de Mudas Florestais e de Implantação e Manejo de Espécies Arbóreas, com o objetivo de mostrar aos estudantes, de forma prática e econômica, parte dos conhecimentos vistos na teoria. Neste viveiro, são produzidas mudas de eucalipto, pinus – nativas do Bioma Pampa e Mata Atlântica – e mudas agrícolas como batata doce e capins (Kurumi e Capiaçu), que são forrageiras produtivas (plantas usadas como fonte de alimento para os animais). As mudas do viveiro se destinam aos produtores agrícolas ou a projetos de recuperação de áreas degradadas em diferentes regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O prof. Renato Trevisan, docente do Curso de Gestão Ambiental, explica que os viveiros cumprem um papel essencial na preservação das florestas, do meio ambiente e da biodiversidade, já que é onde mudas de diferentes espécies são produzidas em grandes quantidades. Nestes viveiros comerciais, é exigida também uma grande quantidade de mão de obra especializada para o trabalho, o que difere dos viveiros existentes, por exemplo, no Colégio Politécnico cujo objetivo é didático, buscando que o estudante aprenda todo o processo e se qualifique.

A atividade e o contato direto com esses vivermos busca, além da vivência prática, também uma sensibilização para a importância da preservação das espécies e consequentemente, da biodiversidade. “Essa visita é importante para os cursos pelo fato de mostrar a possibilidade dos estudantes vivenciarem a produção de mudas em um viveiro comercial onde são produzidas aproximadamente 1,5 milhão de mudas florestais anualmente, essenciais para a preservação das florestas e manutenção do ambiente. Essas mudas serão reintroduzidas na natureza ou plantadas de acordo com os projetos que no futuro eles, os estudantes, desenvolverão, além do contato com o viveiro na obtenção de mudas e da possibilidade de realizar estágio renumerado”, explica o professor Renato Trevisan.

Meio Ambiente: Colégio Politécnico oferta curso técnico e graduação tecnológica

O Curso de Gestão Ambiental é um curso de nível superior tecnológico na modalidade presencial e matutino ofertado pela instituição. Pertencente à área das Ciências Agrárias, possui um total de 6 semestres e seu ingresso se dá pelo Sisu. O Curso Técnico em Meio Ambiente é um curso de nível pós-médio, presencial, ofertado no turno diurno (tarde) e com a duração de quatro semestres. O ingresso se dá por processo seletivo, com edital aberto, geralmente, no mês de setembro. Os profissionais dedicados ao trabalho com o meio ambiente estão atentos à relação do ser humano com o meio em que se encontram, preocupando-se com uso equilibrado dos recursos naturais e ao mesmo tempo, buscando reduzir os impactos produzidos pela presença humana. Para saber mais sobre os cursos oferecidos pelo Colégio, acesse o sítio do Politécnico e a página do Descubra UFSM.