O Colégio Politécnico, em conjunto com outras unidades da UFSM e a Pró-Reitoria de Extensão, participou, entre os dias 23 e 26 de março, da Expoagro AFUBRA 2022. O evento, um dos maiores da Agricultura Familiar no Brasil, abriga empreendimentos da agricultura, pecuária e agroindústria familiar, assim como de flores, artesanato rural, implementos e insumos agropecuários. No estande da UFSM, foram ministrados pelo Colégio Politécnico minicursos de técnicas de estacas e enraizamento, arranjos florais, minijardins, relógio biológico de plantas medicinais e beneficiamento e comercialização de plantas medicinais. Estima-se que, ao longo dos 4 dias, aproximadamente 400 pessoas participaram dos minicursos. As apresentações foram realizadas por alunos do Colégio Politécnico e a organização foi realizada pelo Departamento de Pesquisa e Extensão do Colégio Politécnico, com colaboração do Setor de Floricultura (Floresce), do Departamento de Infraestrutura e do Departamento de Finanças.
Além dos minicursos apresentados na área de Paisagismo, o Colégio Politécnico fez demonstração de projetos sobre hortas comunitárias, e o curso Técnico em Agricultura de Precisão apresentou práticas com mesa de distribuição e testes de ponta de pulverização. Também foram feitas demonstrações de equipamentos de georreferenciamento, realizadas pelo Curso Técnico e Graduação em Geoprocessamento, e exposição de produtos agroindustrializados pelo Curso Técnico em Alimentos.
A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), organizadora do evento, busca o fortalecimento dos agricultores, prezando pelo equilíbrio ambiental e pela diversificação das atividades agrícolas. Todos os anos, a equipe da Afubra e entidades parceiras trabalham para desenvolver uma programação técnica que possa atender as necessidades dos produtores rurais e mostrar as novidades do setor agropecuário, como demonstrações de práticas e manejos. A organização, planejamento e estruturação do estande que representa a Universidade é realizada em parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão, o Colégio Politécnico da UFSM e o Centro de Ciências Rurais (CCR), que expôs vinculado ao Departamento de Fitotecnia.
(Ingrid Pereira Maciel/ Edição: Giuliana Seerig – Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico.)