Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Estudantes do Ensino Médio do Colégio Politécnico se destacam no desempenho da prova de redação do ENEM

Práticas de reescrita e repertório desenvolvido ao longo dos três anos do Ensino Médio foram fatores-chave para o resultado

A divulgação das notas de redação do ENEM 2021 foi motivo de comemoração para alunos, alunas e professores do Colégio Politécnico da UFSM. Diversos estudantes, formados no final de 2021, obtiveram notas sobressalentes e demonstraram, para além do número, um processo de aprendizado construído ao longo dos anos. Com o tema “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”, a redação foi aplicada no primeiro dia do exame, em 21 de novembro de 2021, e teve seus resultados divulgados no dia 9 de fevereiro. Notas de grupo de alunos foram acima de 880, atingindo a marca de 980 pontos.

Larissa Toniolo, uma das alunas que foi destaque na prova de redação, conta que sentiu certa apreensão pelo tema ter sido considerado polêmico. Essa insegurança deu lugar ao alívio ao conferir sua nota, conseguindo com a pontuação melhorar ainda mais sua média global. O mesmo sentimento foi partilhado pela colega Liége da Rosa Apolinário, que se sentiu realizada por ver seu esforço frutificando em um bom desempenho. Segundo o relato de Larissa e Liège, assim como de outros discentes, manter o ritmo de escrita por meio das atividades realizadas nas aulas do Colégio fizeram toda diferença: a liberdade e abertura para consultar os e as professores sempre que havia dúvidas fez com que se pudesse chegar ao dia da prova com mais confiança. A aluna Virgínia Comis Berguemaier destaca que sempre tiveram muito espaço para sanar suas dúvidas em uma abordagem individualizada, o que, para ela, impactou muito positivamente na preparação. Além da realização de simulados ao longo de todo o ano, outro recurso mencionado foi ler redações nota 1000: para a estudante Marcella Miolo de Freitas, foi essa estratégia que a ajudou a entender melhor a estrutura de texto esperado.

Cândida Martins Pinto, docente da disciplina de Redação 3ª série do Colégio, explica que o bom desempenho dos estudantes é resultado de um somatório de fatores. Ela cita, primeiramente, o protagonismo e a dedicação dos e das estudantes e destaca que alguns, mesmo com dificuldades enfrentadas pelo ensino remoto e híbrido, alcançaram um resultado excelente na prova. Em seguida, assinala o papel das aulas interdisciplinares de todas as matérias do Ensino Médio, que auxiliam no repertório sociocultural, as produções de variados gêneros textuais promovidas desde a 1ª série e o espaço no currículo da 3ª série para aulas específicas de redação. Para a professora, o processo global e o crescimento dos alunos e alunas ao longo dos três anos do Ensino Médio são mais significativos do que a nota em si.

Escrever e reescrever

Outro aspecto fundamental foi o trabalho simultâneo dos professores de Língua Portuguesa e Redação, com uma metodologia empregada para o ensino da produção textual que enfatiza o processo e as reescritas. O professor Lizandro C. Calegari, da disciplina de Língua Portuguesa, explica essa atuação conjunta: “Para um bom desempenho na prova de redação do ENEM, os argumentos e a estrutura do texto são elementos importantes a serem considerados pelos alunos. Se as aulas de Redação deram destaque a esses aspectos, a Língua Portuguesa se dedicou às estruturas gramaticais básicas que possibilitaram que esses discentes expressassem de modo mais pleno e efetivo suas ideias. Nesse sentido, as aulas de Redação e as de Língua Portuguesa andaram de mãos dadas, pensando na segurança e no sucesso dos alunos”.

Esse foi um dos pontos assinalados pelo aluno Agostinho Soares, que relata que “depois de um certo tempo de escritas, as notas das minhas redações só tendiam a aumentar e, inclusive, de modo mais rápido do que eu imaginava.” Outros colegas também sublinham que a prática e a constância na escrita, mesmo que no começo existam muitas imprecisões, são importantíssimas para o crescimento. Como conclui a aluna Larissa Toniolo, o ideal é usar a prática da escrita para pesquisar novas palavras, novos argumentos e estudar diferentes temas.

O Colégio Politécnico parabeniza todos(as) os(as) estudantes da Turma 31 pelo esforço e pela dedicação no ENEM e demais processos seletivos. Temos muito orgulho da trajetória de cada um de vocês. Muito obrigado por terem escolhido nossa instituição!

Estudantes da Turma 31

Tiago Bernardi Goulart

Vinicius Jurack Leite

Virginia Comis Berguemaier

Confira na galeria alguns dos alunos com destaque no desempenho na prova de redação do ENEM.