Alimentos da PoliFeira do Agricultor são escolhidos para cardápio de projeto social

Entre tantas pessoas e instituições que fazem suas compras na PoliFeira do Agricultor está o Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica). Cláudio Kelling, professor de Topografia, Irrigação e Drenagem na UFSM, comparece todos os meses na feira, em nome do Sinasefe, para a compra de alimentos destinados a uma ação social que vem sendo apoiada por seu sindicato: o projeto Mãos Unidas. O objetivo do projeto é auxiliar na alimentação de uma média de 70 famílias residentes na Vila Jardim e na Aparício de Morais (Beco do Beijo), que somam entre 200 e 300 pessoas, em sua grande parte crianças. Segundo Cláudio, a escolha da PoliFeira, decidida em uma reunião da diretoria do Sindicato, foi uma forma de incentivo aos pequenos agricultores, assim como para utilizar os alimentos cultivados sem uso de agrotóxicos.

O começo dessa iniciativa se deve a Dona Niria Michele dos Santos, de 40 anos, a fundadora do projeto, mais conhecida como Michele. Moradora da região, é ela quem comanda a cozinha e prepara a comida uma vez por semana, em conjunto com a dona Iracema, de 76 anos, que a auxilia na preparação. O Mãos Unidas nasceu em meio à crise por conta da pandemia de Covid-19, com muitas pessoas perdendo seus empregos e não conseguindo se alimentar. Hoje, o projeto soma quase um ano e meio de atividades, e conta também com doações de outras pessoas da comunidade, assim tornando possível sua continuidade.

Michele lembra que no início eram mais pessoas ajudando na causa, algumas saíram por conta do trabalho e outras, infelizmente, foram acometidas pela Covid-19 e não resistiram. Ela conta que pretende fazer uma maior diversidade de comidas esse ano, já que no ano passado era servido somente um prato, como feijoada ou sopão, e, também, tem o objetivo de alimentar em especial as crianças. Além da alimentação, o projeto trabalha com outras atividades esporádicas, como, por exemplo, uma ação de cortes de cabelo que foi realizada por uma voluntária. Outra possibilidade que está sendo estudada no projeto é a inserção de uma equipe para ministrar aulas de futebol e atividades recreativas para as crianças. Junto a isso, será promovida a campanha de volta às aulas, com doação de materiais escolares.

Para fazer doações ou tirar dúvidas sobre o projeto ligue para Michele: 55 9 97014936.

Alimentos da PoliFeira sendo entregues das mãos de Cláudio para Michele.

Texto: Júlia Petenon, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Polifeira
Edição: Giuliana Matiuzzi Seerig, Jornalista