Com a pandemia reforçamos os laços de união e cooperação. As cooperativas têm mostrado a todos que união é capaz de superar qualquer desafio, porque unidos somos muito mais fortes, mesmo distantes fisicamente, estamos sempre por perto através de produtos e serviços oferecidos a todos os associados.
Esse movimento cooperativista teve inicio 1844, na cidade de na cidade de Rochdale-Manchester, no interior da Inglaterra. Sem conseguir comprar o básico para sobreviver nos mercados e armazéns da região, um grupo de 28 trabalhadores, incluindo uma mulher, se uniram para montar seu próprio armazém. A proposta era simples, comprar alimentos em grande quantidade, para conseguir preços melhores. Tudo o que fosse adquirido seria dividido igualitariamente entre o grupo. Nascia, então, a “Sociedade dos Probos de Rochdale”, primeira cooperativa moderna que abriu as portas pautada por valores e princípios morais considerados, até hoje, a base do cooperativismo. Entre eles a honestidade, a solidariedade, a equidade e a transparência. Esses valores e princípios se mantêm vivos até os dias atuais, mudando a realidade de nossa sociedade.
E para celebrar essa corrente do bem, foi instituído o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no primeiro sábado de julho de cada ano. A data foi celebrada pela primeira vez em 1923 pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI). E, a partir de 1995, a ACI e a Organização das Nações Unidas (ONU) passaram a definir um tema para a celebração. Neste ano é comemorado no dia 03 de julho com o tema: “Juntos Reconstruímos Melhor”.
Saudações Cooperativistas!