Os alunos do Ensino Médio do Colégio Politécnico da UFSM, Pedro Graeff Machado, Mateus do Carmo, Juliano de Mello Pasa e Pietro Raoni Almeida da Silva, tiveram seu estudo “ARTE LOCALIZADA: GEORREFERENCIANDO ESCULTURAS ESPALHADAS PELO CAMPUS DA UFSM”, selecionado entre os 37 melhores trabalhos apresentados na 34ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM.
O trabalho realizado pelos quatros estudantes e orientado pela Professora Drª Márcia Lenir Gerhardt e pelo Professor Dr. Valmir Vieira, buscou localizar, identificar, georreferenciar e montar uma base de dados das esculturas espalhadas pelo campus sede – Camobi da UFSM em Santa Maria. A proposta do projeto tinha o intuito de facilitar a localização das obras e divulgá-las tanto para fins acadêmicos quanto para fins de lazer e de conhecimento do público; bem como criar trabalhos artísticos a partir dos dados levantados.
A pesquisa foi desenvolvida em 2019 nas disciplinas de Artes e Projeto, através dos diferentes conhecimentos produzidos em sala de aula e nos projetos extracurriculares. Durante a sua elaboração, os alunos trabalharam a interdisciplinaridade e o diálogo entre as disciplinas do Ensino Médio e do curso de Tecnologia em Geoprocessamento do Colégio Politécnico.
Segundo os autores do trabalho, o envolvimento no processo investigativo e a participação na JAI foram gratificantes, assim como o apoio da Coordenação do Ensino Médio, da Direção do Colégio e de todos os envolvidosª
Texto: Nataly Dandara, estagiária da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM
Assessoria de Comunicação
assessoriadecomunicacao@politecnico.ufsm.br