Nestes últimos meses (julho e agosto), o primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Politécnico da UFSM realizou outro engenhoso projeto norteado pela professora Cândida Martins Pinto. A partir da plataforma digital Padlet, a turma desenvolveu resumos dos conteúdos trabalhados durante o primeiro semestre de 2020 nas disciplinas de Língua Portuguesa e Redação como forma de avaliação alternativa para superar os obstáculos que o estudo em REDE (Regime de Exercícios Domiciliares Especiais) propõe a docentes e discentes.
Nesses murais, a criatividade dos alunos foi desafiada para que o resultado final fosse didático e, simultaneamente, entusiasmante para o leitor. Vários recursos foram utilizados tais como áudios, vídeos e imagens, além de ser uma oportunidade de os estudantes mostrarem seu repertório sociocultural.
As diversas opções que a plataforma oferece tornam cada trabalho único, ressaltando a singularidade de cada um. Ao final do mural, os alunos expressaram sua opinião acerca do estudo em REDE e em qual das diferentes modalidades do estudo remoto que aprendem melhor. Para acessar os Padlets desenvolvidos pela turma, entre no link abaixo.
https://padlet.com/floresbibi08/gnpt6r0xa5ibon67
Texto escrito por Bibiana Flôres Vogel
Estudante do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Politécnico da UFSM