Em viagem de estudos no oeste do Rio Grande do Sul, Curso Técnico em Agricultura encerra atividades de 2019

Nos dias 06 e 07 de dezembro de 2019, 18 alunos do 2º e 4º semestre do Curso Técnico em Agricultura do Colégio Politécnico da UFSM, acompanhados pelos Profs. Adão Leonel Mello Corcini e Renato Trevisan, realizaram uma viagem de estudos pela fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Foram dois dias de viagem, e quase 1.000 km percorridos, com objetivo de proporcionar aos discentes uma vivência no campo, conhecendo empresas que estão trabalhando de maneira inovadora.

As visitas técnicas começaram na cidade de Santana do Livramento, onde alunos e professores conheceram a Eletrosul, uma das companhias administradoras do Parque Eólico Ibirapuitã. Marina Brezolin, representante da empresa durante a visita, apresentou o espaço para o grupo e falou sobre funcionamento das torres de geração de energia. Em seguida, os visitantes puderam explorar o parque Eólico para observar de perto sua funcionalidade.

Visita ao Parque Eólico Ibirapuitã

À tarde, a visita seguiu para as áreas arenizadas que ficam entre os municípios de Santana do Livramento e Quaraí. Os presentes puderam trocar informações e discutir as possíveis causas da arenização, bem como as diferentes maneiras de corrigir o solo e as alternativas de uso para gerar renda ao produtor rural que possui uma área com alto percentual de areia.

Área arenizada em Quaraí/RS

O vinhedo da Família Anversa, localizado em Quaraí, foi a terceira e última área visitada no dia 06 de dezembro. Em 1991, o Sr. Ítalo Anversa, com intuito de diversificar sua propriedade, plantou os primeiros pés de videira e hoje a propriedade é reconhecida pela produção de uvas finas. Segundo relato do professor Renato Trevisan, o bom manejo da cultura, resultados de produtividade e a belíssima recepção dos visitantes é impressionante.

Vinhedo da Família Anversa

Já no dia 07 de dezembro, no turno da manhã, o cronograma de visita foi realizado junto a empresa São João Alimentos, situada em Uruguaiana, onde trabalha com o recebimento, armazenamento e beneficiamento de arroz. Os alunos do Curso Técnico em Agricultura acompanharam todo o processo de elaboração de arroz, desde o momento que o produto está chegando da lavoura até o momento do empacotamento e pronto para a venda. O arroz Pateko é a principal marca comercial da São João Alimentos.

Depois de conhecer a indústria São João Alimentos, o grupo se dirigiu a Estação Experimental do Irga, guiados pelo pelo Engenheiro Agrônomo Cleiton Ramão, para inteirar-se sobre os diversos experimentos e o trabalho que o Irga realiza em prol do produtor de arroz.

Estação Experimental do IRGA em Uruguaiana/RS

Encerrando as atividades da viagem, a comitiva visitou a Fazenda Águas Claras, que desde o ano de 2003 vem apostando no cultivo de arroz irrigado por pivô central, rotacionando com a cultura da soja. Os irmãos Werner apresentaram o trabalho da família, discorrendo sobre as potencialidades e barreiras relacionadas à cultura. Segundo os produtores, trabalhar com o arroz em pivô proporciona uma grande economia de mão-de-obra, diesel e água, promovendo o incremento de renda à propriedade rural. Esta técnica de produção ainda é uma novidade e poucos agricultores estão dominando, sendo necessárias pesquisas e ações de extensão para que seja incorporada.

Visita à Fazenda Águas Claras
Arroz irrigado por pivô central em Uruguaiana/RS