Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Descubra UFSM 2019: Colégio Politécnico marca presença com projetos sobre saúde e floricultura

Entre os dias 26 e 28 de setembro de 2019, representantes de cursos técnicos do Colégio Politécnico estiveram expondo suas atividades e dialogando com visitantes da sexta edição do Descubra UFSM, no Centro de Eventos. O objetivo do evento é disponibilizar um espaço para que a comunidade externa possa tirar dúvidas sobre os cursos ofertados pela UFSM e instituições parceiras, como graduação, pós-graduação, cursos técnicos, oportunidades de estágio, mercado de trabalho de cada área, iniciativas de empreendedorismo e ensino médio. Dentre as atividades diárias, o Politécnico proporcionou aos interessados oficinas na área da saúde, paisagismo, floricultura, plantas medicinais e informações sobre o Processo Seletivo 2019.

Marcelo Antonio Rodrigues, coordenador do Técnico em Paisagismo, ressalta que o Descubra é uma chance do curso mostrar todo o seu potencial. “O Técnico em Paisagismo está envolvido do início ao fim do Descubra, literalmente, é lá da entrada até a saída”, afirma o professor. Desde a ornamentação, o arranjo floral, a vegetação, tudo foi produzido em aulas práticas por alunos, colaboradores e bolsistas do Colégio. Quando o evento acaba, todo o imobiliário vai para o galpão do parque de exposições e as plantas, são retiradas e levadas para o setor de floricultura do Politécnico, onde são irrigadas, adubadas e preservadas.

Também esteve presente no evento a coordenadora do Curso Técnico em Cuidado de Idosos, Danize Rizetti: “A gente sempre procura trazer oficinas para atrair as pessoas, para conversar sobre nossos cursos, então já é o segundo ano desde o ano de formação do curso, tanto o nosso quanto o de Técnico em Enfermagem”. As oficinas desse ano trazem a vivência dos efeitos do envelhecimento, prevenção de queda e reanimação cardíaca.

Flávia, aluna do Técnico em Cuidado de Idosos, foi uma das responsáveis por guiar oficinas como a de simulação de envelhecimento. “A gente coloca os pesos nos joelhos, nos braços, onde a gente mais dobra, para simular as articulações quando o idoso tem alguma patologia como osstioporose”, conta a estudante que pretende trabalhar como cuidadora e complementar sua formação estudando fisioterapia. Sobre os objetivos do exercício, a coordenadora explica: “a ideia não é que as pessoas fiquem com essa visão do idoso como sendo uma pessoa totalmente fragilizada e cheia de problemas, a gente quer, na verdade, fazê-las refletirem e terem um pouco de empatia”.

A oficina de prevenção de quedas foi realizada com a ajuda de um aplicativo de celular, transposto para a televisão, que simulava cômodos e móveis de uma casa organizadas inadequadamente. Os participantes deveriam decifrar o que estava adequado e quais posições poderiam melhorar para para que o ambiente em que o idoso reside seja mais seguro. Segundo Danize, 70% das quedas entre idosos ocorre dentro de casa, sendo as principais causas de lesão, e em alguns casos pode levar a óbito em decorrência das complicações da queda. E o pior perigo está dentro da casa dos idosos, 70% das quedas entre idosos ocorre dentro de casa, então é ali que temos que começar a conscientizar para a prevenção. Já na oficina de reanimação cardíaca, é utilizado um boneco para ensinar os primeiros socorros a uma pessoa desacordada ou inconsciente na rua.

Estavam expostos também projetos como o Projeto Mandala, a área de plantas medicinais e a Floricultura Escola. Na ultima, os alunos que publicassem uma foto ao lado do stand da Floricultura e publicasse em seu Instagram marcando o perfil oficial da escola, ganhava uma pequena flor. Essa e outras promoções foram feitas para divulgar as atividades do Colégio Politécnico.

Confira a galeria de fotos:

Vale lembrar que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de 2019, entre 09 de setembro a 24 de outubro de 2019. A seleção visa o ingresso nos cursos de Ensino Médio, Cursos Técnicos Integrados e Cursos Técnicos Subsequentes do Colégio Politécnico da UFSM e do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). O candidato deve fazer sua inscrição pelo site da Coordenadoria de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (CEBTT), na aba de processos seletivos. A prova será realizada no dia 08 de dezembro de 2019.