Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Programa de Extensão Viva Criança da UFSM-PM lança cartilha Cuidado em rede para crianças e adolescentes: possibilidades na integração entre família, escola e saúde



O Programa de Extensão “Viva criança: ações colaborativas em rede voltadas à cronicidade e deficiência na infância”, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Campus Palmeira das Missões lançou, no mês de julho, a cartilha Cuidado em rede para crianças e adolescentes: possibilidades na integração entre família, escola e saúde.

A Cartilha foi construída de forma colaborativa por uma equipe multidisciplinar das áreas de educação e saúde de Palmeira das Missões e região, tendo como autoras a coordenadora do Programa, professora Neila Santini de Souza, acadêmicas dos cursos de Enfermagem e Nutrição da UFSM-PM e profissionais da área da psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicopedagogia. 

O e-book tem o objetivo de contribuir com as práticas de educação em saúde junto às escolas, famílias e comunidade, levando informações que possam nortear práticas pedagógicas e orientar as famílias. Além disso, pode contribuir para minimizar as dificuldades enfrentadas pelas crianças e adolescentes que possuem algum tipo de deficiência, transtorno ou déficit em seu desenvolvimento e processo de ensino-aprendizagem, favorecendo a inclusão escolar e social, bem como socializa informações para facilitar o acesso aos serviços da rede de atenção à criança e ao adolescente, em Palmeira das Missões/RS e região.

O desenvolvimento infantil é considerado um processo que envolve várias dimensões, que inicia na gestação e que engloba o crescimento físico, a maturação do sistema nervoso, o desenvolvimento do comportamento, de como a criança sente e percebe o mundo, como fala, pensa e se comunica, assim como suas relações sociais e afetivas, tornando a criança capaz de responder às suas necessidades e as do seu meio, considerando seu contexto de vida (BRASIL, 2012). Diante disso, os órgãos internacionais que orientam as práticas de saúde apontam a necessidade de se ter o conhecimento do desenvolvimento infantil típico, que servirá de base para comparação com alterações e doenças relacionadas. Dessa forma, na cartilha são abordados aspectos que possam dar suporte ao trabalho e acolhimento de crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência, transtorno ou déficit em seu desenvolvimento e seu processo de ensino-aprendizagem. “A partir de ações de extensão junto às famílias e escolas, constata-se que existem muitas dúvidas no cotidiano de como encaminhar, orientar, acolher e acompanhar estas crianças e adolescentes. Com intuito de contribuir com práticas educativas inclusivas nas escolas, informações mais acessíveis e claras que possam orientar as famílias destas crianças e adolescentes, que apresentam alguma dificuldade no processo educacional ou atraso de desenvolvimento, apresenta-se esta cartilha, que está dividida em seções para melhor compreensão do leitor, a partir das fases do desenvolvimento infantil”, afirmam as autoras. 

O livro é dividido nas seguintes seções:

DESENVOLVIMENTO NA 1ª INFÂNCIA: Na seção do desenvolvimento na 1° infância, vale destacar que a partir dos marcos do desenvolvimento apresentados na carteira da criança, os profissionais de saúde, as famílias e a escola podem identificar atrasos, como sentar, engatinhar ou andar tardiamente, posturas inadequadas, atrasos na fala ou até mesmo suspeita de que a criança tenha alguma alteração auditiva, baixa visão, fatores estes que poderão estar associados futuramente com dificuldades no processo de aprendizagem e descobertas que fazem parte desta faixa etária. 

DESENVOLVIMENTO NA 2ª INFÂNCIA: Na seção do desenvolvimento na 2° infância, serão abordados fatores relacionados à aprendizagem, como a criança aprende e sinais de alerta para que a família e a escola possam buscar auxílio e acompanhamento na rede de atenção, facilitando a inclusão e a estimulação precoce. 

NA FASE DA ADOLESCÊNCIA: Na fase da adolescência, são destacados alguns aspectos que podem influenciar de forma positiva ou negativa no desenvolvimento, no aprendizado e na inclusão escolar, como o autismo, seletividade alimentar, uso de comunicação adequada e acessível. 

Além disso, são apresentados alguns instrumentos que podem ser usados para avaliação de risco do desenvolvimento. Por fim, ao final na cartilha são apresentadas legislações de suporte à família, comunidade em geral e escola, além de serviços de referência regional da rede de atenção à criança e ao adolescente. 

A obra, que faz parte da Série Extensão realizada pela Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, tem o apoio da Coordenadoria de Tecnologia Educacional também da UFSM e será lançada na 51ª Feira do Livro de Santa Maria, no dia 04 de setembro, às 18h. A cartilha pode ser adquirida de maneira gratuita clicando AQUI!

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-8369

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes