A docente Marta Cocco da Costa, pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva (NEPESC), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ruralidade da UFSM, e ao Departamento de Ciências da Saúde – campus Palmeira das Missões, concedeu entrevista no dia 15 de setembro ao Programa Cidadania Mulher da TV – Senado, onde foi ao ar no dia 28 do mesmo mês , dialogando sobre questões a respeito da problemática da violência doméstica em contexto rural.
A pesquisadora foi procurada por jornalista da TV – Senado, visto a reportagem do G1 – Globo publicada no mês de junho, bem como pelas pesquisas e produções científicas que há dez anos a docente vem desenvolvendo juntamente com os demais pesquisadores e discentes do NEPESC, nesse tema.
“Há um aspecto cultural da violência doméstica” – Distantes das delegacias e dos serviços de assistência social e com poucos recursos financeiros, as mulheres vítimas de violência doméstica nas áreas rurais e de floresta no interior do Brasil enfrentam muitos obstáculos para conseguir escapar desse ciclo.
Segundo a pesquisadora, a entrevista retrata uma realidade complexa, triste e desafiadora, marcada por inúmeras desigualdades sociais e de gênero. Sendo uma forma de dar visibilidade a problemática, de romper com o silêncio e mostrar para a sociedade que precisamos continuar lutando em defesa dos direitos humanos e de uma vida sem violência.
Para acessar a entrevista completa, clique no link: https://www12.senado.leg.br/tv/programas/cidadania-1/2023/09/ha-um-aspecto-cultural-da-violencia-domestica-explica-pesquisadora
Assessoria de Comunicação UFSM-PM