Nesta quinta-feira (27), a partir das 15h, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, irá realizar uma cerimônia on-line de premiação dos 10 mais importantes colaboradores da Plataforma de Ciência Cidadã Sistema de Informação em Saúde Silvestre-SISS-Geo.
O Sistema de Informação em Saúde Silvestre – SISS-Geo é a plataforma computacional essencial e inerente ao funcionamento do Centro de Informação em Saúde Silvestre – CISS. “Trata-se de um aplicativo para celular onde se pode georreferenciar a ocorrência de animais mortos ou doentes, uma importante ferramenta para o monitoramento da saúde silvestre”, explica a docente do Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas, professora Vanessa Barbisan Fortes, que será premiada na categoria Mulheres.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) reconhece os 10+ Colaboradores do SISS-Geo desde 2017. “A cada ano temos o orgulho de premiar as pessoas e órgãos cuja contribuição com registros permitem não só o conhecimento e monitoramento da saúde silvestre, mas o avanço de políticas públicas nacionais na vigilância de zoonoses e de conservação da biodiversidade”.
A premiação possui diferentes categorias, como colaboradores voluntários, mulheres, profissionais de saúde, ambiente e outros órgãos, além do destaque para as equipes de unidades de saúde, ambiente e outros órgãos.
As Unidades de Conservação (UCs) também são reconhecidas, bem como, a categoria Embaixador do SISS-Geo, que reconhece colaboradores que acumularam mais de 1.000 registros e/ou também divulgam o SISS-Geo para diversas pessoas.
A cerimônia será transmitida pelo youtube no canal Vídeo Saúde Fiocruz.
Interessados em conhecer melhor a plataforma e suas aplicações, divulgá-la ou também se tornarem futuros colaboradores, podem acessar o site Centro de Informação em Saúde Silvestre para mais informações.
Assessoria de Comunicação UFSM-PM