Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

UFSM Palmeira das Missões: uma universidade pública, gratuita e de qualidade! Como ingressar?

A Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, é uma universidade pública, portanto, gratuita. O ingresso na instituição é realizado através do Sistema de Seleção Unificada (SISU) que, geralmente, ocorre em duas edições: uma com inscrições no mês de janeiro e outra na metade do ano. O SISU reúne em um sistema eletrônico as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a grande maioria delas ofertada por instituições federais (universidades e institutos). Ele é organizado pelo Ministério da Educação (MEC) e utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para o ranking dos(as) candidatos(as). Desde 2015, este é o principal processo seletivo para ingresso na graduação presencial da UFSM.

A UFSM criou o site ufsm.br/sisu para que os(as) candidatos(as) encontrem notícias, editais e informações mais detalhadas sobre o processo. Lá, o estudante encontra também todas as informações relativas às edições passadas: nota mínima, ponto de corte, lista dos classificados etc. No site é possível encontrar o Simulador de Cotas – uma ferramenta que auxilia no processo de decisão sobre em qual cota se inscrever.

É de responsabilidade do(a) candidato(a) a leitura do Edital e do Termo de Adesão, assim que esses documentos forem publicados no site ufsm.br/sisu. Eles contêm todas as informações jurídicas necessárias para a publicidade, validade e bom andamento do processo seletivo. É no edital que o candidato vai encontrar informações sobre Chamada Regular, Chamadas Orais, retificações, cronogramas, entre outros.

Cada curso da UFSM oferta um total de vagas anualmente. Alguns disponibilizam vagas nas duas edições do SISU (normalmente em janeiro e metade do ano) e outros apenas em uma das edições. Na UFSM-PM, os cursos que ofertam vagas em janeiro são: Administração Diurno, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Enfermagem, Nutrição e Zootecnia. O ingresso no curso de Administração Noturno acontece no segundo semestre do ano.

Cada universidade tem sua nota mínima de aprovação, por curso e cota. Para concorrer a uma vaga, o estudante precisa:

» ter realizado o ENEM no ano anterior;

» obter nota acima de zero na redação;

» não ter participado do ENEM na condição de “treineiro”.

No site ufsm.br/sisu, o candidato encontra a nota mínima, média e máxima de cada curso nas edições anteriores. Assim, é possível compará-las com a nota do ENEM. A inscrição é realizada através do site do MEC, em data estabelecida pelo Governo Federal. No site acessounico.mec.gov.br, é possível encontrar o passo a passo de como realizar a inscrição e tirar todas as dúvidas.

O diretor da UFSM-PM, professor Luiz Anildo Anacleto da Silva, destaca que o campus da Universidade Federal de Santa Maria em Palmeira das Missões é uma universidade que se caracteriza em oferecer cursos de graduação e pós-graduação de excelência e totalmente gratuitos, sendo uma grande oportunidade para a comunidade local e regional. “Para além dos cursos de graduação, com excelentes laboratórios, pessoal técnico especializado, com apoio pedagógico muito interessante para todos os cursos, a universidade também oferta aos alunos de cidades distantes ou com dificuldades socioeconômicas, a possibilidade de morar dentro do próprio campus, pois temos duas Casas do Estudante e também a oferta de três refeições diárias no Restaurante Universitário sem custos para os estudantes com Benefício Socioeconômico (BSE) e, para os demais alunos, um preço ótimo para se alimentar”.

Além dos sete cursos de graduação (Administração Diurno, Administração Noturno, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Enfermagem, Nutrição e Zootecnia), a UFSM-PM ainda possui dois cursos de pós-graduação (Mestrado em Agronegócios e Mestrado em Saúde e Ruralidade). “É uma possibilidade para as pessoas aqui da região que queiram vir fazer uma graduação ou pós-graduação conosco. Estamos aqui para recebê-los de braços abertos e desenvolver um trabalho que seja de geração de conhecimento que possa contribuir para a transformação da vida dessas pessoas. É bem importante que a comunidade saiba que os cursos na UFSM não são pagos, são totalmente gratuitos, e que a as pessoas daqui possam aproveitar esta excelente oportunidade em fazer graduação e pós-graduação em uma universidade gratuita, de excelência, e perto de casa”, destaca o diretor.

Para mais informações sobre o ingresso na Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, acesse o Guia SISU na UFSM, ou entre em contato através do e-mail copa.sisu@ufsm.br e pela página Confirmação de Vaga – UFSM no Facebook. Para mais informações sobre o campus, acesse o site da instituição, entre em contato pelo e-mail campuspalmeira@ufsm.br ou ainda pelo Facebook UFSM Palmeira das Missões e pelo perfil no instagram @ufsmpm.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM