Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

Direção da UFSM campus Palmeira das Missões participa de reunião com lideranças políticas e municipais para tratar de Desenvolvimento Regional

Na última quarta-feira (09), os docentes Luiz Anildo Anacleto da Silva, Diretor do Campus UFSM Palmeira das Missões, e Luís Carlos Zucatto, do Departamento de Administração da UFSM campus Palmeira das Missões, participaram de uma reunião de trabalho no Município de Doutor Ricardo (RS). Participaram do momento os Gestores do Ministério do Desenvolvimento Rural, Francisco Soares de Lima Júnior, Diretor do Departamento de Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério de Desenvolvimento Regional, Valquíria Duarte, Coordenadora Geral do Departamento, Juliano Santos, Assessor Municipal da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e Prefeitos do Consórcio de Municípios.

A reunião tratou de diferentes pautas, entretanto os temas centrais foram: Estratégia Rota de Integração Nacional, sob responsabilidade do Departamento de Desenvolvimento Regional e Urbano, e a aproximação das Universidades com a Gestão Pública, especialmente às Prefeituras Municipais.

O prefeito do município de Doutor Ricardo, Álvaro José Giacobbo, citou a importância da aproximação da gestão pública em seus diferentes níveis, e os demais prefeitos citaram perspectivas quanto aos seus municípios e a região como um todo. Em grupo, reforçaram a necessidade de reconhecer o papel das universidades para a sociedade. O docente Luis Carlos Zucatto destacou a importância citando os Projetos de Extensão, como forma de inserção acadêmica nas comunidades, além da qualificação dos gestores públicos nos Programas de Pós-Graduação em Administração Pública e Gestão de Organizações Públicas.

O diretor da UFSM-PM agradeceu a receptividade e a acessibilidade aos gestores de cada departamento presente. Em concordância com os prefeitos, reforçou a necessidade da aproximação da Universidade com a sociedade, colocando-se à disposição do Ministério do Desenvolvimento Regional e os municípios, para dialogar acerca de estratégias conjuntas visando desenvolvimento. Por fim, formalizou o convite ao Ministério, solicitando a presença de seus representantes na abertura do Seminário Regional de Desenvolvimento, evento promovido pela UFSM campus Palmeira das Missões.

Texto: Augusto Scavazza – Acadêmico de Relações Públicas e bolsista de Assessoria de Comunicação