Os professores do Departamento de Administração da UFSM, campus Palmeira das Missões, Greici Sarturi e Nelson Guilherme Machado Pinto, foram contemplados no Programa Pesquisador Gaúcho (PqG) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), no último dia 17 de julho. Considerado o programa mais abrangente em participação da comunidade acadêmica do Rio Grande do Sul, o Pesquisador Gaúcho (PqG) cumpre com a missão de qualificar a pesquisa científica em mais de 50 instituições e atender pesquisadores doutores de 15 áreas do conhecimento.
Nesse último edital, pesquisadores doutores interessados em executar projetos de pesquisa em ciência, tecnologia ou inovação na aplicação de recursos financeiros, tiveram a oportunidade de concorrer inserindo seus projetos. O valor global estimado da chamada foi de R$25.000.000,00 (vinte e cinco milhões de reais), provenientes do orçamento da FAPERGS. Foram contemplados 385 projetos em todo território gaúcho, sendo que dois desses projetos pertencem a professores do Departamento de Administração da UFSM-PM, sendo eles:
– O efeito da Inteligência Artificial no Engajamento de Stakeholders (Coordenação Profª Drª. Greici Sarturi);
– A inovação nos Agronegócios como estratégia de desenvolvimento regional (Coordenação Prof. Dr. Nelson Guilherme Machado Pinto).
Os recursos do presente edital serão destinados a apoiar despesas necessárias para a execução do projeto com despesas de custeio e de capital. Os projetos de pesquisa terão o prazo máximo de 36 (trinta e seis) meses para sua execução, podendo ser prorrogado mediante solicitação prévia à FAPERGS e autorização do Conselho Técnico-Administrativo da FAPERGS.
Assessoria de Comunicação UFSM-PM