No dia 19 de junho, foi realizada no auditório da UFSM-PM, a Aula Inaugural Integrada dos Programas de Pós-Graduação da UFSM, campus Palmeira das Missões. O Programa de Pós-Graduação em Agronegócios e Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ruralidade, com a intenção de alinhar responsabilidades entre coordenação, bolsistas e demais discentes, uniram-se para realizar a 1ª aula inaugural integrada intitulada: “Potencialidades e Desafios no Cotidiano dos Programas de Pós-Graduação”.
As coordenadoras da Pós-Graduação do campus de Palmeira das Missões e demais docentes e discentes recepcionaram, pela manhã, as palestrantes convidadas professora Cristina Wayne Nogueira, Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa e a professora Tatiana Emanuelli, Pró-Reitora Substituta, ambas do campus Santa Maria; e ainda o professor Rafael Lazzari, Pró-Reitor de Planejamento também da UFSM sede e docente do PPGAGR. As palestras das Pró-Reitoras aconteceram a tarde no campus de Palmeira das Missões, onde, na sequência, abriu-se uma rodada de conversa com os egressos dos Programas o que proporcionou um momento de trocas entre a comunidade acadêmica acerca de vivências e perspectivas do Mestrado.
De acordo com os organizadores do evento, a aula inaugural mostrou a importância do alinhamento das ações entre coordenação, docentes e discentes para a construção de ações realmente efetivas na promoção da excelência dos programas de mestrado. A participação das pró-reitoras da Pós-Graduação da UFSM e dos discentes do PPGAGR e PPGSR no evento integrado contribuiu para que o grupo pudesse conhecer as demandas e as oportunidades da Pós-Graduação. “O trabalho realizado em conjunto entre os dois Programas de Pós-Graduação do campus Palmeira das Missões é um primeiro movimento de outros que serve para fortalecer a qualidade destas Pós-Graduações”, concordaram as coordenadoras Rosani Spanevello (PPGAGR) e Marta Cocco (PPGSR).
Na oportunidade, junto à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa foram discutidas as demandas dos Programas de Pós-Graduação da UFSM-PM, como data para o edital do Doutorado em Agronegócios, perspectiva de bolsas de Pesquisa e, ainda, a valorização do caráter multidisciplinar desses programas.
Com informações da Secretaria dos Cursos de Pós-graduação da UFSM-PM