Nesta quarta-feira (03), os servidores da Universidade Federal de Santa Maria que aderiram à greve da Associação dos Servidores da UFSM (ASSUFSM), deflagrada pela Federação dos Sindicatos dos Técnicos Federais da Educação e da Cultura (FASUBRA) retornam às atividades. A greve dos técnico-administrativos em educação da UFSM durou 111 dias. Após uma série de negociações com o Governo Federal algumas reivindicações da categoria foram atendidas e os servidores votaram no término da greve.
Nesta quarta-feira (03), pela manhã, está prevista a assinatura do Termo de Acordo para o retorno às atividades entre o Comando Local de Greve e a Reitoria da UFSM. A negociação ocorreu na tarde do dia 2 de julho, após 111 dias de greve e foi transmitida pelas mídias da Assufsm (veja aqui).
No campus de Palmeira das Missões, quase metade dos técnico-administrativos em educação paralisaram suas atividades como uma forma de reivindicação debatendo, além das pautas nacionais, uma série de demandas locais levantadas pela categoria e encaminhadas ao Reitor da UFSM, tais como: mais vagas de TAEs para o campus da UFSM-PM; mais atenção da Reitoria ao campus; mais suporte das Pró-Reitorias na realização e execução de eventos; mais verba para Assistência Estudantil; solucação da falta de Lancheria na UFSM-PM; mais respeito e valorização à categoria TAE; mais atenção à saúde mental dos servidores; entre outras.
Desta maneira, os setores abaixo que haviam aderido à greve, voltam atender normalmente a partir de hoje:
- Assessoria de Comunicação;
- Secretaria da Direção;
- Secretaria dos Cursos de Graduação;
- Núcleo de Apoio Pedagógico;
- Unidade de Apoio Pedagógico;
- Profissionais de área e técnicos em laboratório.
Assessoria de Comunicação UFSM-PM