A UFSM campus Palmeira das Missões desde o início de 2023 é representada pelo Núcleo de Formação em Voleibol (NFV) em diferentes competições de voleibol de base no Rio Grande do Sul, em especial, na Liga Gaúcha de Voleibol – LGV. O ano foi intenso e com resultados positivos para o projeto NFV, sagrando-se vencedor em todas as competições disputadas em três categorias (juvenil feminino; infantil masculino e feminino). Foram 11 competições e 11 títulos conquistados, tendo inúmeros(as) atletas como destaque das etapas da LGV.
Nos dias 28 e 29 de outubro foi disputado a Final Estadual da LGV na cidade de Ijuí, estiveram presentes os 2 primeiros colocados de 5 diferentes regiões do estado do RS, reunindo equipes dos municípios de: Pelotas; Bagé; Não-me-toque; Passo Fundo; Manoel Viana; Uruguaiana; Santo Ângelo; Horizontina; Ijuí; Sarandi; Vitor Graeff, entre outros. O NFV que é apoiado pelo Dom Bosco/UFSM-PM/ IFFar sagrou-se Campeão Estadual da Liga Gaúcha de Voleibol – LGV nas 3 categorias disputada de forma invicta (juvenil feminino nascidos a partir de 2005 e na categoria infantil masculino e feminino, nascidos a partir de 2007). Os títulos são inéditos, visto que essa foi a primeira edição da LGV com uma final estadual nas categorias de base.
A UFSM-PM é apoiadora do Núcleo de Formação em Voleibol por meio do projeto de extensão “Processo de formação de jovens atletas no voleibol: enlaces entre saúde, educação e esporte”, coordenado pelo professor Rafael Soder, juntamente com os professores Renato Menezes e Jeferson Duarte. Soder, é um dos técnicos das equipes e, além de docente do Departamento de Ciências da Saúde, que ainda tem a parceria da professora Giovana Cristina Ceni do Departamento de Alimentos e Nutrição.
O projeto teve inúmeros(as) atletas destaques, em especial, os(as) 2 melhores jogadores(as) da competição, considerados MVP:
Bruna Reghelin – MVP (melhor jogadora da competição infantil feminino);
Pietro Rafael Soder – MVP (melhor jogador da competição infantil masculino)
Ainda foram destaques Infantil feminino e masculino Nicole Schimidtke – Melhor Central; Mariana Gallas – Melhor Levantadora e Marlon Rutke – Melhor líbero.
E nos destaques Juvenil feminino tivemos Leticia Angst – melhor Ponteira; Mariana Gallas – melhor levantadora; Ana Maria de Almeida – Melhor Central; Manuela Dresch – Melhor Oposta; Luna Wagner – Melhor Líbero.
Os professores e idealizadores do projeto (Rafael Soder; Jeferson Duarte; Renato Menezes) destacam que desde o início do projeto ainda em 2018, esse foi o ano mais positivo, destacando que os atletas Pietro Soder, Luna Wagner e Manuela Dresch estão no projeto desde o primeiro dia de treino, e hoje, colhem os frutos de anos de dedicação aos treinamentos, superando derrotas e aprendendo com elas, sempre olhando para frente e jamais desistindo. Soder destaca que esporte de rendimento é isso, “não se acomodar com as vitórias e não se conformar com as derrotas”, são lutas diárias em cada treinamento que refletem dentro de quadra a performance e o resultado.
Assessoria de Comunicação UFSM-PM