Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

Docentes da UFSM-PM tem proposta aprovada em 7º lugar no conjunto A, para participar do Projeto RONDON

A proposta coordenada pela professora Jaqueline Arboit, juntamente com as coordenadoras adjunta e suplente: Terimar Ruoso e Eliane Raquel Rieth Benetti, foi aprovada em sétimo lugar dentre as 41 propostas enviadas para participar do Projeto RONDON – Operação Mangabeiras no Edital Nº 1/2023- CGPR/DPS/SEPESD/SG-MD. A Operação será realizada entre os dias 18 de janeiro e 4 de fevereiro de 2024 no estado de Sergipe. A equipe da Universidade Federal de Santa Maria foi alocada para desenvolver ações no município de Graccho Cardoso – SE. As ações contemplam o Conjunto A, que englobando as áreas de: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde.

Proposta de Docentes da UFSM-PM é aprovada em sétimo para participar do Projeto RONDON

O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa e se caracteriza como uma ação de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem estar social e qualidade de vida da população. Tem como principais objetivos contribuir para a formação do universitário como cidadão; integrá-lo ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do país; consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais; e estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas. Segundo as docentes, os passos subsequentes consistem na seleção de estudantes para compor a equipe de rondonistas mediante edital a ser lançado nos próximos dias, e a realização de viagem precursora que será realizada em novembro pela professora coordenadora. Esta viagem compreende uma fase preparatória para a realização da operação na qual os professores coordenadores de cada equipe das Instituições de Ensino Superior selecionadas deslocam-se aos municípios da operação, com a finalidade de adequar a proposta de trabalho as realidades e necessidades do município designado, de modo que possam (re)definir as ações que serão desenvolvidas pelos rondonistas durante a operação, junto a prefeitura e outras lideranças locais.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM