Na última quarta-feira (09), em reunião ampliada do Conselho Municipal de Turismo de Palmeira das Missões (CMTUR), com a participação aberta ao público, foi debatida a proposta do Plano Municipal de Turismo do município. Trata-se de um documento norteador para balizar as ações nos próximos anos, buscando desenvolver o turismo em Palmeira das Missões.
O (CMTUR) de Palmeira das Missões conta com a participação da UFSM-PM, sendo que, atualmente, o professor Tiago Zardin Patias está como presidente. Segundo o docente, “o Plano Municipal de Turismo é um tema que já vem sendo discutido e o entendimento dos conselheiros é que se trata de uma demanda essencial para a real efetivação de ações em torno da estruturação do turismo em Palmeira das Missões. Une-se a isto, neste momento, a Consultoria do Sebrae contratada pelo município para qualificar e finalizar este documento”.
O pesquisador é também coordenador do Projeto de Extensão de Desenvolvimento de um roteiro turístico na região. Conforme a bolsista de inserção social, e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, Leticia Fortes de Quadros, que faz parte do projeto, “a participação como bolsista permite um aprendizado diferenciado, vendo na prática os desafios que envolvem o desenvolvimento turístico de um município, em especial aqui em Palmeira das Missões, que historicamente não tem aproveitado seu potencial”.
No encontro, destaca-se a participação, além dos conselheiros, de empresários e comunidade que contribuíram com sugestões para o Plano. “Foi consenso de todos os presentes na reunião, a necessidade de ações que reafirmam a identidade de Palmeira das Missões como Berço da Erva-Mate, e o grande potencial que se tem, principalmente com os eventos que são realizados no município e que podem atrair cada vez mais turistas”, afirma Tiago Patias.
A expectativa é que aconteça, ainda neste ano, a Conferência Municipal de Turismo, onde o plano será apresentado e a plenária poderá apropriar-se para posteriormente ser apreciado pelas instâncias governamentais, abrindo caminho para o desenvolvimento de ações que ali estão previstas.
Assessoria de Comunicação UFSM-PM