As docentes Marta Cocco da Costa e Jaqueline Arboit, pesquisadoras do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva (NEPESC), vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ruralidade da UFSM-PM, e ao Departamento de Ciências da Saúde – campus Palmeira das Missões, foram entrevistadas durante a elaboração de uma Reportagem para o Portal G1-Globo.
As pesquisadoras foram procuradas pela jornalista Paula Salati a partir das pesquisas e produções científicas que há dez anos vêm sendo desenvolvidas e publicadas acerca das questões relacionadas à violência doméstica contra as mulheres que vivem em cenários rurais.
A reportagem apresenta histórias de três moradoras de áreas rurais que passaram anos sendo humilhadas e agredidas por seus companheiros, sem ter a quem pedir ajuda. Além disso, traz a perspectiva de pesquisadoras que investigam a temática no Sul e Nordeste do Brasil, as quais destacam os principais desafios vivenciados por estas mulheres, como o isolamento, desigualdades de gênero e dificuldades de acesso a serviços de saúde e proteção.
Para as docentes, esta reportagem retrata uma realidade complexa, triste e desafiadora, marcada por inúmeras desigualdades sociais e de gênero. “No entanto, é uma forma de dar voz às mulheres vítimas ao romperem com o silêncio, e também, de dar visibilidade à problemática, evidenciando para a sociedade que precisamos continuar lutando em defesa dos direitos humanos e de uma vida sem violência”, afirmam as pesquisadoras.
Para acessar a reportagem, clique aqui.
Assessoria de Comunicação UFSM-PM