Entre 01 e 04 de maio, um grupo de pesquisadoras da UFSM – campus Palmeira das Missões, participaram da Conferência Internacional IAMOT (Internacional Association for Management of Technology) 2023, realizada em Porto Alegre, RS. O evento contou com a presença de pesquisadores e gestores de diferentes países, interessados em sistemas e modelos de inovação.
O IAMOT é realizado anualmente em um país escolhido pela associação. Em 2023, foi a vez do Brasil, e, em 2024, será em Portugal. As alunas Giulia Gualberto Rios (graduanda do curso de Ciências Econômicas) e Mariana Portal (mestranda do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios – PPGAGR), em conjunto com a professora Paloma de Mattos Fagundes (docente do Departamento de Administração e do PPGAGR), estrearam a participação da UFSM-PM no IAMOT, evento científico renomado mundialmente.
Durante o evento as pesquisadoras apresentaram os seguintes artigos: “Post sale: a case report in the parts department of an agricultural dealership in Rio Grande do Sul Brazil”, fruto do trabalho de conclusão do aluno Diego Mizael Corrêa Monteiro do curso de Administração Noturno, sob orientação da professora Paloma e contribuições de Mariane Rubin Deutschmann (UFSC), Ana Cláudia Machado Padilha (UPF), Giulia Rios Gualberto (UFSM), Mariana Juliani da Silva Portal (UFSM); e o artigo “American Customer Satisfaction Index: a case study in a business management systems company in northwest Rio Grande do Sul, Brazil”, fruto do trabalho de conclusão da aluna Kauana Pilatti do curso de Administração Noturno, também sob orientação da professora Paloma e contribuições de Giulia Rios Gualberto (UFSM) , Mariana Juliani dos Santos Portal (UFSM) e Ana Claudia Machado Padilha (UPF).
Em 2023, a conferência reuniu tendências e contribuições da pesquisa em ciência, tecnologia e inovação, com ênfase no “mundo inteligente”, que promove interação entre conhecimento e tecnologia. A Conferência IAMOT 2023 abordou sua temática em diversas perspectivas, como por exemplo, na revolução digital em curso, aliada à proliferação de novos modelos de negócios cada vez mais inteligentes; novas tecnologias (IoT, AI, indústria e agro 4.0, serviços, bigdata, blockchains, marketplaces, apps, etc.); empreendimentos (startups, inovação hubs e ecossistemas, fundos de capital de risco e até empresas tradicionais); e políticas (de resiliência, inclusão social, sustentabilidade, educação, ciência e tecnologia, entre outros).
Para a professora Paloma de Mattos Fagundes, o evento foi uma oportunidade para pesquisadores e gestores de todo o mundo se reunirem e participarem de discussões internacionais sobre política, gestão de tecnologia e inovação. A inserção da UFSM-PM neste espaço colabora para as discussões sobre a temática no campus, bem como para o surgimento de novos trabalhos ou estudos em inovação. “A participação em uma conferência internacional de prestígio é uma oportunidade para a troca de conhecimento entre pesquisadores e especialistas do mundo inteiro e, principalmente, atualização sobre o tema, como processo e ecossistemas de inovação”.
Assessoria de Comunicação UFSM-PM