Lisiane Vecchi, estudante do 7º semestre do curso de Nutrição da UFSM campus Palmeira das Missões iniciou, neste ano, um intercâmbio na Universidade Nacional de Córdoba – Argentina. Conforme a acadêmica este é um sonho que está sendo realizado enquanto estudante de graduação. “Quando entramos na faculdade temos um mundo inteiro de oportunidades para descobrir, com projetos e professores que nos propiciam abrir os olhos quanto às possibilidades de desenvolvimento, mas é claro que precisamos estar dispostos e, mais do que tudo, nos dedicar para que alcancemos nossos objetivos. Nesse sentido, desde que iniciei a graduação, sempre participei de projetos de pesquisa e extensão, como voluntária e também como bolsista”.
eHoje, o sonho de conhecer outro país se tornou realidade. “Essa experiência está sendo diferente de tudo que eu imaginei. Aqui tem pessoas de todas as partes do mundo e sempre há muitas trocas de culturas, costumes e idiomas fora e dentro da faculdade. Quando cheguei aqui (no início do mês de março), tive muita sorte em ser bem recepcionada na casa que estou vivendo e na faculdade. Me mostraram a cidade, os locais de aula, foram prestativos e atenciosos na questão da matrícula e do funcionamento das disciplinas. As aulas são bem diferentes, pelo menos no meu curso, são no mínimo 200 alunos por disciplina e sempre há alunos de graduação, mestrado e doutorado auxiliando o professor, são todos muito participativos e dialogam muito durante as aulas. Há uma aula, em especial, que a professora sempre inicia com uma meditação/reflexão e segue encaixando o conteúdo de forma reflexiva. Estou amando a didática!”, detalha a intercambista.
Para Vanessa Ramos Kirsten, coordenadora do curso de Nutrição da UFSM-PM, Lisiane é um exemplo de aluna que vive o Ensino Superior na sua totalidade. “Além de participar em projetos de extensão e pesquisa como bolsista PIBIC e FIEX, fez cursos de línguas (espanhol) proporcionados pela UFSM e, assim que o edital 019/2022 – SAI ESCALA Estudiantes de Grado 2023.1 saiu, a aluna procurou a coordenação para ver todos os detalhes para realizar a inscrição”. De acordo com a docente, o curso de Nutrição campus Palmeira das Missões, tradicionalmente, tem alunos que realizam intercâmbio. “Já tivemos alunas realizando intercâmbio em Milão, na Itália; Porto, em Portugal; Lima, no Peru; e em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Além disso, ao realizarem estas mobilidades acadêmicas, os alunos fortalecem os objetivos institucionais da UFSM, como a Internacionalização e uma Educação Inovadora e Transformadora com Excelência Acadêmica”, enfatiza a docente.
Lisiane ainda deixa um recado para os acadêmicos que, assim como ela, desejam conquistar esta grande oportunidade de conhecer outros países e culturas diferentes. “Deixo um conselho de amiga aos alunos, aproveitem todas as oportunidades que a universidade proporciona, se joguem e se permitam, estudem e participem por vocês e não por ser uma obrigação, afinal, é o velho clichê: conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar da gente!”.
A Secretaria de Apoio Internacional (SAI), da UFSM, oferece Programas de Intercâmbio para os alunos regularmente matriculados na Universidade por meio de convênios e programa com instituições estrangeiras, com duração de 1 semestre, podendo ser prorrogado. Para mais informações, acesse o site da SAI ou entre em contato através do e-mail sai@ufsm.br.
Texto: Cinthia Thais Amaral da Rocha, estagiária de Relações Públicas – Assessoria de Comunicação UFSM-PM