O grupo PET Enfermagem UFSM, campus Palmeira das Missões, mantém, ao longo dos últimos 12 anos, atividades extensionistas na instituição de longa permanência para idosos do município de Palmeira das Missões. O projeto tem por objetivos proporcionar espaço de cuidado, integração e socialização às pessoas idosas residentes na instituição por meio de atividades grupais; ampliar a qualificação dos discentes do curso de Enfermagem na área da Gerontologia, mediante sua inserção nas atividades propostas; e possibilitar a interação dos acadêmicos, petianos e não petianos, com os profissionais dessa instituição.
De acordo com a professora Marinês Tambara Leite, tutora do grupo, “o findar do ano nos remete a um período de reflexão e nos impulsiona para realizações de mais ações que fortaleçam vínculos afetivos, humanidade, respeito e de solidariedade para com o outro. Assim, o Grupo PET não mediu esforços e propôs, como em anos anteriores à pandemia, um momento de confraternização e de interação entre os residentes na instituição, profissionais e os acadêmicos de enfermagem participantes das atividades”.
Para a realização da atividade, o grupo contou com a colaboração e parceria de diversas empresas comerciais e pessoas físicas do município e de municípios vizinhos, nos quais os acadêmicos residem e buscaram por ajuda. “Essas empresas e pessoas se solidarizaram com a iniciativa dos integrantes do Grupo PET fazendo suas doações, desde materiais de higiene pessoal, como escova dental e sabonete gel, e roupas diversas, como pijamas, meias e roupas íntimas. Também, como tem em toda boa confraternização, contamos com doações de alimentos, refrigerantes e doces diversos para o lanche da tarde”, relatou a professora.
O encontro festivo ocorreu no dia 19 de dezembro de 2022. “Tivemos a presença do Sr. Adão, que esteve presente para animar a tarde. Os residentes estavam alegres e animados, pois receberam abraços, afetos, dançaram e se divertiram. Agradecemos a todos os parceiros que contribuíram para que este momento fosse realizado e podemos dizer, com certeza, que o pequeno gesto realizado possibilitou um Feliz Natal às pessoas idosas residentes na instituição”, finalizou.
Assessoria de Comunicação UFSM-PM