Pensando no retorno das atividades presenciais e a importância da testagem para busca ativa de portadores do vírus, o Programa UFSM DETECTA, do campus de Palmeira das Missões, divulgou, nesta terça-feira (28), que disponibilizará a toda comunidade acadêmica (docentes, discentes, técnico-administrativos em educação e funcionários terceirizados) a possibilidade de testagem por RT-PCR pelo projeto intitulado Detecta-Campus.
O objetivo do projeto é realizar, de maneira gratuita, testes RT-PCR para a comunidade acadêmica do campus UFSM-PM. A equipe irá disponibilizar, no momento da realização da coleta, uma ficha cadastral para recolher informações importantes e verificar os locais com maiores riscos de contaminação e transmissão no campus. A participação no projeto é voluntária.
Os testes serão realizados perante agendamento, que deve ser feito apenas pelo e-mail detecta@ufsm.br. Assim que solicitar o agendamento, o restante das informações serão encaminhadas aos participantes. As coletas serão realizadas na sala 103 do prédio 2. A equipe do projeto ressalta a importância do uso dos EPIs (equipamentos de proteção individual) obrigatórios, como máscaras e álcool gel 70%.
De acordo com os coordenadores do programa, o UFSM Detecta unirá esforços com o Comitê de Biossegurança para divulgação das regras de biossegurança vigentes na UFSM para o retorno das atividades presenciais. Mais informações serão divulgadas nas próximas semanas.
Assessoria de Comunicação UFSM-PM