Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto de Extensão da UFSM-PM realiza atividades para implementação de Protocolo de Enfermagem na Atenção à Saúde da Criança e Adolescente no município de Palmeira das Missões



Docentes e equipe do projeto da UFSM-PM, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, têm realizado atividades de capacitação e implantação do protocolo no município.

A Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, por meio das atividades de extensão do projeto “Consulta em Puericultura: Contribuições para a saúde, serviço e formação”, tem realizado, desde 2018, diversas atividades em prol da saúde infantil no município de Palmeira das Missões. Nas atividades do projeto já foram realizadas mais de 1000 consultas de Puericultura (subespecialidade da pediatria que se preocupa com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento infantil e que busca analisar o processo de crescimento, o desenvolvimento físico e motor, a linguagem, a afetividade e a aprendizagem cognitiva da criança) e demais atendimentos pediátricos em serviços de Atenção Primária em Saúde do município. As atividades possuem fomento através dos editais do Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX/2021) e Observatório de Direitos Humanos (ODH/2021), da UFSM.

Segundo o professor Leonardo Jantsch, coordenador do projeto, desde 2020 o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (COREN/RS) disponibilizou aos municípios a possibilidade de implantação de protocolo de Enfermagem na Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente. A partir disso, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, os docentes e equipe do projeto da UFSM-PM têm realizado atividades de capacitação e implantação deste protocolo no município. Desde março deste ano, são realizadas capacitações acerca de temas de saúde da criança e adolescente, bem como a construção de uma cartilha de bolso para os profissionais.

Desde março deste ano, são realizadas capacitações acerca de temas de saúde da criança e adolescente, bem como a construção de uma cartilha de bolso para os profissionais.

De acordo com Jantsch, a implantação do protocolo vem seguindo as seguintes estratégias: aprovação institucional do Protocolo; levantamento das principais demandas de puericultura e saúde infantil do município; criação de um material de bolso de puericultura organizado por acadêmicas-bolsistas, baseado no protocolo de Enfermagem na Saúde da Criança e Adolescente disponibilizado pelo COREN/RS; e capacitação por meio de encontros de educação em serviço com os enfermeiros do município.  “Ações que possibilitam a sistematização da consulta de enfermagem, especialmente na saúde da criança, dão maior autonomia, resolutividade e visibilidade do enfermeiro enquanto profissional na rede de atenção à saúde. Muitas demandas de promoção, prevenção e recuperação da saúde, partem do acompanhamento e avaliação clínica do enfermeiro, que são facilitadas por meio da adoção de protocolos assistenciais”, explica o docente.

Jantsch salienta ainda que para a atuação do profissional enfermeiro a disposição de protocolos é fundamental visando um trabalho resolutivo e, dessa maneira, o emprego do manual de bolso é uma estratégia para que sejam implementadas rotinas e sistematização no cenário da puericultura.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-5777

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes