Cerca de 50 professores da Rede Municipal de Ensino do município de Redentora participaram, no dia 18 de fevereiro, do Seminário Escolar Conhecendo o Método Líquen ministrado pela professora da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, Sabrina Zancan.
O encontro foi realizado no próprio município. A intenção foi explicar o Método Líquen que é um método de ensino na área do raciocínio lógico e uma proposta para auxiliar o ensino de aritmética nos anos iniciais de uma forma lógica e com disciplina. A finalidade é auxiliar professores e alunos no desenvolvimento dos conhecimentos necessários para a construção de estratégias de cálculo mental na área da Matemática. Segundo a professora Sabrina Zancan, “o objetivo do Método Líquen é empoderar as crianças com a Matemática e construir os conhecimentos de que precisam para utilizar o cálculo mental durante sua vida”.
De acordo com a professora Marcia Marques, coordenadora municipal do Método Líquen e Presidente do Conselho Municipal de Educação de Redentora, no ano passado foi realizado uma capacitação para professores de uma escola do município e, como a a ideia deu certo, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura resolveu realizar a capacitação com professores das demais escolas da rede municipal. “Observei que durante o decorrer das atividades os alunos demonstraram muito interesse e concentração. Por isso, este ano, a professora Sabrina foi convidada a passar a capacitação a todo corpo docente municipal. Por ser um método ligado a matemática, todos participaram com entusiasmo e tentaremos manter isso durante todo período letivo”.
A professora destaca ainda que, com a aplicação do Método, os alunos ficam mais concentrados ao realizar atividade diária. “É o momento que o educando vai construindo seu raciocínio lógico sem materiais concretos, o que possibilita que ele memorize para toda vida e passe a ver os números e a matemática com menos rótulos. É possível aplicar o método em tudo e a todo momento”, salienta.
Assim, com a intenção de auxiliar o desenvolvimento de estratégias de cálculo mental e promover a uniformidade da turma em relação à agilidade exatidão em aritmética básica, algumas escolas fazem a implementação do Método Líquen, cujas ações e material didático são aplicáveis aos anos iniciais do Ensino Fundamental.
O objetivo é que os alunos fiquem mais rápidos ao resolverem as questões de aritmética básica, que dispensem a contagem e que passem a utilizar o cálculo mental. Com isso, passem a gostar de matemática e a ter facilidade na aprendizagem de novos conteúdos. Desenvolvam a lógica numérica e expandam para o raciocínio lógico geral, melhorando sua criticidade.
Assessoria de Comunicação UFSM-PM