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“Biologia na Contemporaneidade” foi tema da VIII Semana Acadêmica da Biologia do campus de Palmeira das Missões



Durante os quatro dias de evento, de 27 a 30 de agosto, os alunos e professores do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura Plena do campus de Palmeira das Missões, debateram assuntos atuais da área e participaram de minicursos.

A palestra de abertura tratou sobre as “Mulheres na Ciência” e foi ministrada pela Dra. Andréa Wieck Ricachenevsky. A palestrante abordou a temática de forma histórica, considerando dados que ainda apresentam as mulheres com alguma dificuldade de inserção do ambiente Científico e discutiu as maneiras de enfrentar esses fatos, mostrando a capacidade feminina neste ambiente.

O doutorando Gilberto Cavalheiro Vieira ministrou a palestra “Biologia Evolutiva do Desenvolvimento e a Origem das Novidades Fenotípicas”. A palestra buscou passear um pouco pela origem, desafios, questões abordadas, mecanismos e as consequências advindas desse novo campo da Biologia Evolutiva (Evo-Devo).

Para encerrar o primeiro dia de palestras, a Prof. Dra. Liliana Essi debateu o tema “Entendendo as Gramíneas”. A professora buscou trazer um contexto geral sobre as gramíneas, grupo muitas vezes pouco valorizado e conhecido, mas de muita importância.

O dia seguinte de evento contou com a palestra “Cérebro, glicose e neurodegeneração: um elo a ser elucidado”, ministrada pelo Prof. Dr. Diogo Losch.  O professor abordou, principalmente, a questão fisiológica do cérebro. Em seguida foi a vez da palestra “Tudo que você queria saber sobre sexo (das aves) e tinha vergonha de perguntar”, que teve como palestrante o Me. Cristian Beier. Durante a palestra Cristian fez um resgate sobre a origem embriológica intimamente ligada a evolução, campos que, posteriormente, foram separados pela falta de estudos capazes de explicar as relações entre os mesmos. O palestrante explicou também as características anatômicas relacionadas aos órgãos e constituintes da parte sexual das aves e falou sobre as formas de relações entre machos e fêmeas entre as diferentes espécies de aves. Por fim, comentou sobre o Cardeal Amarelo, ave ameaçada de extinção no Brasil, que tem população no Rio Grande do Sul, no parque do Espinilho.

Outra atividade da Semana Acadêmica da Biologia foi um relato de experiências de professores de Rede Básica de Ensiono. Os professores Alexandre Bacega, André Amorin e Alana da Cruz Bueno, relataram a vivência em sala de aula e tiraram dúvidas dos alunos sobre os estágios. Para finalizar, ocorreu uma palestra intitulada “Inclusão escolar: com quem, para quem e como?” ministrada pela Me. Joíse Bertazzo, que buscou abordar a questão da inclusão a partir de dinâmicas de grupo, trabalhando as dificuldades de conhecer, de verdade, pessoas com deficiência, bem como a questão do bullying escolar, principalmente questões associadas ao autismo.

No último dia da Semana Acadêmica foi realizada uma mesa redonda intitulada “O impacto de agroquímico sobre a fauna e possíveis alternativas”. A Prof. Dra. Elaine Gonsales, falou sobre o “Efeito dos agrotóxicos sobre os anfíbios” e abordou a consequência do uso de produtos químicos na biodiversidade de anfíbios, podendo diminuir não apenas em abundância mas também em relação a número de espécies. Em seguida ocorreu a fala do Prof. Dr. Gerson Azulim Muller, intitulada “Relação dos agrotóxicos com os insetos”, onde foi abordado o impacto de agrotóxicos sobre insetos. O palestrante ressaltou o impacto econômico e ecológico da diminuição das abelhas, que são excelentes polinizadoras e dificilmente substituídas, e os prejuízos de sua extinção na agricultura. Por fim foi a vez do Me. Lucas Macedo, que debateu sobre a “Evolução do controle biológico de pragas e patógenos em culturas agrícolas” e destacou a questão de substituir produtos químicos por biológicos, que são menos agressivos ao ambiente, garantindo maior equilíbrio biológico e menos esgotamento do solo.

Para finalizar as palestras os mestrandos James Londero e Rayana Feltrin, juntamente com a doutoranda Manoela Getelina, falaram sobre “Respostas ao estresse genotóxico”.

Segundo a Coordenadora do Curso de Biologia, Profa. Dra. Vanessa Fortes, as Semanas Acadêmicas são sempre uma oportunidade de enriquecer a formação dos estudantes. “Fizemos um debate com professores da Educação Básica sobre a realidade do ensino de Ciências e Biologia nas escolas e isso oportunizou aos presentes uma reflexão sobre o fazer docente e as responsabilidades/dificuldades que estes enfrentam nos dias atuais”.

A professora destacou ainda que, trabalhar com a Educação Básica nos dias atuais, tem sido bastante desafiador, mas que “a Biologia oferece inúmeras oportunidades de um ensino diferenciado, envolvendo aulas de campo e de laboratório e uma grande aproximação com elementos do cotidiano dos alunos, o que tem potencial para tornar as aulas muito interessantes. Em face disso, quanto mais experiências nossos estudantes tiverem dentro da Universidade, melhores condições terão de se tornarem profissionais qualificados e satisfeitos”, frisou a professora, se referindo aos minicursos ofertados no evento. Os estudantes tiveram a oportunidade de participar de quatro: Ilustração Científica; Produção e uso de imagens na Escrita Acadêmica; Técnicas de Cultivo de Bonsai e Modelos Didáticos.

A professora ainda lembrou a importância dos Biólogos nos dias atuais: “em um contexto de desequilíbrios ambientais cada vez mais intensos que nossa sociedade vem causando e sofrendo, a formação de Biólogos com uma base sólida de conhecimentos se torna imprescindível”.

A presidente do Diretório Acadêmico da Biologia, Sabrina Ferreira, ressaltou a relevância de eventos como esse para a qualidade do Ensino Acadêmico. “O conhecimento tem que ser partilhado, não adianta a gente só absorver e não compartilhar esse conhecimento. Então é importante a realização desses eventos para poder compartilhar com os nossos colegas e alunos que estão iniciando a vida acadêmica”.

Já a estudante Sofia Gerhardt Welter, acadêmica do 5º semestre do curso de Ciências Biológicas e Coordenadora de Assuntos Estudantis do Diretório Acadêmico, ressaltou a oportunidade de momentos de reflexões e questionamentos mais profundos disponibilizados nesses eventos. “Atividades como essa garantem uma interação com assuntos diferentes dos trabalhados em sala de aula, além de garantir maior interação entre professores, alunos e visitantes. Os temas que mais me chamaram atenção foram as palestras “Cérebro, glicose e neurodegeneração: um elo a ser elucidado”; “Mulheres na Ciência” e a mesa redonda “O impacto de agroquímico sobre a fauna e possíveis alternativas”. Acredito que esses temas chamaram mais atenção por serem menos trabalhados em sala de aula e estarem bastante presentes no contexto atual, além disso a mídia chama atenção sobre esses assuntos, nos levando a questionamentos e reflexões, considerando temas positivos que levam a nossa criticidade”, finalizou a aluna.

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