Apreendidos pela Receita Federal em atividades irregulares, quatro ônibus e um caminhão foram doados e estão sendo incorporados à frota da UFSM. As doações foram efetuadas entre 2015 e 2016, mas só agora os veículos foram integrados ao patrimônio da Universidade. Os ônibus serão destinados ao transporte de estudantes e professores em atividades acadêmicas, além de contribuir para a mobilidade entre os campi da instituição. Já o caminhão está sendo utilizado para a coleta seletiva de lixo, no campus Sede.
Foram doados à UFSM três ônibus convencionais rodoviários e um ônibus executivo, com capacidades que vão de 32 a 40 passageiros, além de um caminhão carroceria de médio porte. Apreendidos pela Receita Federal em situações irregulares, os veículos podem ser solicitados por órgãos da administração pública como doação, mediante a comprovação da necessidade do bem e a destinação em prol da comunidade.
Após uma vistoria do Detran, os veículos são repassados à UFSM, que fica responsável pela manutenção e pintura dos mesmos para destinação e uso. Parte da manutenção é realizada no próprio setor de Transporte da Universidade. A pintura é realizada via licitação. O caminhão e dois ônibus já estão sendo utilizados pela Universidade. Os outros dois ônibus ainda estão em processo de manutenção e pintura.
Os ônibus serão destinados, principalmente, para viagens de estudos e transporte de estudantes e professores da Unidade de Silveira Martins. Além disso, um dos ônibus será destinado ao campus de Palmeira das Missões, facilitando o transporte entre o campus Sede e as unidades instaladas na região Noroeste. Atualmente, os veículos saem de Santa Maria para atender a região. Com o novo ônibus, haverá economia de combustível e diárias para motoristas. As rotas intercampi transportam estudantes e professores que circulam entre as Unidades da UFSM para atividades acadêmicas e reuniões.
De acordo com o Coordenador de Transportes da UFSM, Wanderley Vasconcellos, a Universidade cresceu muito nos últimos anos e a frota não foi expandida ou renovada. As doações da Receita Federal, neste sentido, garantem o atendimento da demanda de transporte na instituição. Além disso, Vasconcellos destaca a importância da parceria, que viabiliza a destinação de veículos antes utilizados em atividades irregulares para a educação.
Assessoria de Comunicação Gabinete do Reitor