
No dia 1º de abril de 2025, foi realizada a devolutiva dos resultados da pesquisa vinculada à dissertação de mestrado intitulada “Cuidado desenvolvido por mães de crianças e adolescentes com necessidades de saúde especiais que residem no rural”, de autoria da mestranda Juliana Portela de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ruralidade (PPGSR) da UFSM-PM.
O encontro ocorreu de forma virtual, por meio da Plataforma Google Meet, e contou com a participação da Direção da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Boa Vista das Missões, da professora Drª. Leila Mariza Hildebrandt e de mestrandas do PPGSR. A pesquisa foi orientada pela professora Drª. Andressa da Silveira e coorientada pela professora Drª. Fernanda Beheregaray Cabral.
A dissertação, defendida em 2024, investigou o cuidado cotidiano desenvolvido por mães que vivem no meio rural e são responsáveis por crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde. Os achados evidenciaram a potência das ações desenvolvidas pela APAE e pelo grupo de mães, destacando o papel dessas redes de apoio na vida das mulheres cuidadoras.
A devolutiva reafirma o compromisso da UFSM-PM com a comunidade regional e com a construção de saberes que promovem o cuidado, a inclusão e o fortalecimento dos vínculos entre universidade e sociedade.
Texto: Vanesa Romansin – Estagiária de Jornalismo da Assessoria de Comunicação UFSM-PM