
Na última quarta-feira (02), as professoras Andressa da Silveira e Fernanda Cabral, do Departamento de Ciências da Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ruralidade da UFSM campus Palmeira das Missões, reuniram-se com a equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Mutirão e da Rede Bem Cuidar do município.
A reunião marcou o início de uma série de ações com foco no fortalecimento das práticas extensionistas na área obstétrica e neonatal, especialmente no âmbito da Atenção Primária à Saúde. As docentes têm desenvolvido atividades que visam contribuir com a saúde materno-infantil por meio de práticas de educação em saúde voltadas à comunidade.
Para 2025, estão previstas ações como grupos de escuta e apoio para mulheres, adolescentes, gestantes e puérperas, além de atividades específicas para incentivar a adesão ao pré-natal e a promoção do aleitamento materno – práticas fundamentais para o cuidado com a saúde do bebê desde os primeiros momentos de vida.
As ações fazem parte do Projeto de Extensão “Acolhe mamãe e bebê: grupo de educação em saúde na atenção primária” e do Programa de Extensão “Promoção e proteção da saúde materno-infantil com ênfase no aleitamento materno e no nascimento seguro”, ambos coordenados pelas professoras. As propostas têm horizonte de atuação para os próximos cinco anos e reforçam o compromisso da Universidade com a saúde e o bem-estar das famílias da região.
Texto: Vanesa Romansin – Estagiária de Jornalismo da Assessoria de Comunicação UFSM-PM