
Na última terça-feira (25), a UFSM-PM, através do diretor Adriano Lago, acompanhado de Ademar Rodeni da Rosa Barcelos, Coordenador Adjunto da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde, realizou uma visita no Hospital Santo Antônio, no município de Tenente Portela, RS.
Durante o encontro, foram debatidos temas relevantes sobre a saúde na região, além de reafirmada a parceria entre a UFSM e o Hospital Santo Antônio no apoio ao projeto de implantação e criação do curso de Medicina na UFSM campus Palmeira das Missões.
Na oportunidade, os representantes foram recebidos pela presidente do hospital, Mirna Teresinha Kinsel Braucks, e pela Diretora de Enfermagem, Regina Reggiori, e realizaram uma visita guiada pelas dependências do hospital, conhecendo a capacidade instalada dos serviços prestados pela instituição. O Diretor da UFSM-PM, Adriano Lago, destacou a relevância do hospital para a região e para os cursos da área da saúde da universidade. “Este hospital teve um crescimento muito significativo, hoje ele é referência para diversas especialidades. Temos egressos e egressas da Enfermagem que atuam lá, e fomos reforçar essa parceria. O hospital já fazia parte do projeto de Medicina na sua primeira versão, encaminhada no ano passado. Agora estamos ajustando o projeto e destacando a importância do hospital como possível campo de prática e estágio para nossos futuros alunos de Medicina. Conhecemos toda a estrutura, as ampliações em andamento, as diversas áreas e os avanços na infraestrutura, que cresce a cada dia com novas construções. Hoje, eles contam com 17 especialidades atendidas. Foi uma visita bastante produtiva, alinhada com nossos cursos de Enfermagem e Nutrição, mas também prospectando futuros cursos na área da saúde, entre eles o curso de Medicina.”
Com essa visita, foram reafirmados os compromissos com o desenvolvimento da saúde e da educação na região, sempre em busca de melhorias para toda a comunidade.
O Hospital Santo Antônio faz parte da comunidade regional há 76 anos, sendo destes 40 comandados pela Congregação das Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus. No ano de 2007, a Congregação optou por fazer a doação do patrimônio hospitalar para a comunidade de Tenente Portela, transferindo a gestão para a Associação Hospitalar Beneficente Santo Antônio, fundada em 11 de janeiro de 2007. A primeira presidente eleita, Mirna Teresinha Kinsel Braucks, empresária local, abdicou de sua empresa familiar para se dedicar voluntariamente ao gerenciamento do Hospital Santo Antônio, permanecendo até hoje à frente da instituição.
Assessoria de Comunicação UFSM-PM