
Na última terça-feira (18), no auditório da Universidade Federal de Santa Maria – campus Palmeira das Missões, foi realizada a Aula Inaugural do curso de Enfermagem. O evento, organizado pela coordenação do curso, marcou simbolicamente o início das atividades acadêmicas do primeiro semestre de 2025.
A programação teve início com uma fala de boas-vindas do coordenador do curso, professor Dr. Leonardo Bigolin Jantsch, seguida da manifestação do diretor do campus, professor Dr. Adriano Lago e da Chefe do Departamento de Ciências da Saúde, Dra. Fernanda Sarturi. Na sequência, os novos acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer o corpo docente do curso, que se apresentou destacando suas áreas de atuação.
No período da manhã, o evento contou com a presença do presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (COREN-RS), enfermeiro Antônio Ricardo Tolla da Silva, que ministrou a palestra “Tecnologias da Enfermagem“. Em seguida, os participantes tiveram um intervalo para o coffee break e, logo após, foram apresentados os grupos de pesquisa do curso de Enfermagem, permitindo que os novos acadêmicos conhecessem os projetos em andamento.

Já na parte da tarde, foi realizada uma avaliação coletiva do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), com a participação de discentes e docentes. O momento foi marcado por reflexões, trocas de experiências e discussões produtivas sobre aspectos positivos e melhorias.
De acordo com a coordenação do curso de Enfermagem, o evento foi essencial para incentivar a participação acadêmica e reafirmar o compromisso com a qualidade da formação em Enfermagem na UFSM-PM.
Assessoria de Comunicação UFSM-PM