Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
Ir para o conteúdo
GovBR Navegar para direita
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Docente da UFSM campus Palmeira das Missões amplia experiências como professora visitante sênior em Portugal



A professora Andréa Inês Goldschmidt, do Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas da UFSM campus Palmeira das Missões e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (Mestrado e Doutorado), está atuando como Professora Visitante Sênior no Centro de Investigação de Estudos da Criança da Universidade do Minho, em Braga, Portugal.

Doutora em Educação em Ciências, Andréa participou do edital do Projeto de Internacionalização – Capes Print UFSM e permanecerá na instituição portuguesa por três meses, desenvolvendo atividades de docência em parceria com o pesquisador Dr. Fernando de Fraga Azevedo, do Instituto de Educação. Além de suas atividades acadêmicas, a professora segue envolvida com a extensão universitária. Seu projeto de pesquisa está associado às interfaces entre a Literatura Infantil e o Ensino de Ciências e, utilizando essa conexão e sua experiência no  programa de extensão “Ensino de Ciências: sinalizando possibilidades”, que coordena desde 2017, Andréa estabeleceu uma parceria com professores pesquisadores da Universidade de Minho. O objetivo é desenvolver atividades extensionistas em uma escola de educação básica e conhecer de perto a realidade local do ensino nos anos iniciais.

Neste período, que se iniciou em 4 de dezembro e termina no final de fevereiro, as experiências, segundo a professora, têm sido de grande amadurecimento pessoal e profissional. “Os focos desta vivência estão deste a importância da internacionalização nas propostas de investigações e parcerias, através da ampliação de redes, no estabelecimento de contatos com pesquisadores renomados, na formação de parcerias de pesquisa e expansão de conexões acadêmicas”. Minha estadia tem sido muito positiva, considerando um ganho intelectual e cultural muito significativo. Passei a conviver com os minhotos e me conectei com a realidade vivida neste país. Tenho aprendido muito com meus colegas da Universidade, que me acolheram de forma receptiva, com moradores da cidade, que muito me ensinam sobre a história, modos de vida e cultura. Tive a felicidade de vivenciar Braga, no ano em que esta é considerada a Capital Cultural e desta forma, as atividades culturais oportunizadas me tem oportunizado grande impacto cultural”, relata a docente.

Atividade durante a Disciplina de Literatura Infantil e Juvenil

SOBRE AS ATIVIDADES QUE TÊM SIDO DESENVOLVIDAS NA UNIVERSIDADE DO MINHO e PERSPECTIVAS FUTURAS DE CONTINUIDADE NAS PESQUISAS

A professora, em conjunto com o professor Dr. Fernando Azevedo, tem pesquisado sobre os impactos da Inteligência Artificial no que se refere ao seu uso na literatura Infantil, em especial para os anos iniciais da educação Básica. “É importante compreendermos que a IA já é uma realidade e fará cada vez mais parte do nosso cotidiano, inclusive no ambiente escolar. Assim, tal projeto assume relevância ao se preocupar com a etapa de ensino dos anos iniciais, uma vez que as crianças já fazem uso destes recursos e quanto antes for discutido e investigar sobre os possíveis riscos e benefícios dos mesmos, melhor.  Se por um lado, a IA pode ajudar na personalização do aprendizado, através da criação de histórias infantis, relacionadas ao mundo da Ciência e com isso contribuir para tornar a ciência mais acessível e atraente para as crianças, deve também ser investigada quanto aos possíveis riscos de seu uso, sob o ponto de vista de qualidade, valor educacional, ético, conceitual e preconceitos possíveis associados às narrativas. Diante disso, pesquisar como a inteligência artificial tem interferido na literatura infantil e nas articulações com o ensino de ciências é fundamental pois evidencia os possíveis impactos e potenciais de riscos, alertando para um uso responsável desta tecnologia na educação”, explica.

Atividade na Escola Básica de 1o Ciclo de Estação – Outiz, Vila nova de Farmalicão

Esta pesquisa já se encontra em andamento e terá continuidade mesmo após o retorno ao Brasil, mantendo-se esta cooperação de pesquisa internacional entre os pesquisadores e as Instituições de pesquisa.

Além das atividades que envolvem pesquisa, a professora Andrea Goldschmidt, relatou que como professora visitante, tem tido a oportunidade de participar e realizar intervenções em aulas/oficinas/palestras/seminários, “contribuindo diretamente na minha formação continuada e aprendizagem diária. Fiz intervenções em disciplinas relacionadas à literatura infantil, pela minha experiência e trajetória com a Literatura Infantil e o ensino de ciências nos anos iniciais, podendo relatar nossas experiências e resultados de projetos de pesquisa e extensão do nosso campus, e ainda os resultados de meus orientados de mestrado e doutorado do Programa de Pós Graduação de Educação em Ciências. Assim ministrei uma aula sobre  Literatura infantil e estratégias de Ensino de Ciências para a sala de aula na Disciplina de Literatura infantil e Juvenil, pude desenvolver na Escola Básica de 1o Ciclo de Estação – Outiz, Vila nova de Farmalicão, em parceria com as professora Andréa Avelar Duarte, professora Andréa Ivete Patrícia da conceição Moutinho e o professor Fernando Azevedo, uma sequência de ensino de ciências com alunos de anos iniciais e ainda, temos agendado uma conferência no Centro de investigação de Estudos da Criança,  para a realização ainda neste mês de fevereiro”. A docente ainda tem realizado diversas visitas culturais a diferentes cidades e Universidades, entre elas, Universidade de Lisboa, Universidade do Porto, Universidade de Coimbra , Universidade de Évora e Universidade de Santiago de Compostela.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-8853

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes