Na última quinta-feira (23), uma comitiva da UFSM-PM visitou a Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato de Palmeira das Missões com o objetivo de fortalecer as relações institucionais entre as duas instituições. Participaram da visita o professor Luiz Carlos Cosmam, diretor da Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato; os professores Cristian Faturi, Jaqueline Schneider Lemes e Elísio De Camargo Debortoli, do Departamento de Zootecnia e Ciência Biológicas; e os diretores Adriano Lago e Luciana Christofari.
A visita teve como propósito renovar o acordo de cooperação já existente entre a UFSM campus Palmeira das Missões e a Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato, além de prospectar novas parcerias em pesquisa, ensino e extensão. “Desde a criação do campus da UFSM em Palmeira das Missões, as duas instituições mantêm colaboração em diversas frentes, e a intenção é potencializar essas ações e ampliar a integração”, salientou Adriano.
Durante a visita, os professores que ainda não conheciam a estrutura da Escola Agrícola de Palmeira das Missões tiveram a oportunidade de conhecer seus diversos setores, sua infraestrutura e capacidades, abrindo espaço para planejar novas iniciativas conjuntas. Um dos focos é tornar o campus da UFSM uma alternativa para a continuidade dos estudos dos alunos da Escola Técnica.
Entre as ações já realizadas em parceria estão atividades de pesquisa conjunta, experimentos em ambas as instituições, uso compartilhado de máquinas agrícolas e atividades práticas do curso de Zootecnia na Escola Agrícola. Além disso, já foram promovidos cursos de formação em áreas de interesse comum, sempre pautados no entendimento e colaboração mútua.
A visita também reforça o compromisso da UFSM-PM com o desenvolvimento regional, ao buscar maneiras de integrar ainda mais as atividades acadêmicas com as demandas e oportunidades locais. A expectativa, segundo os docentes, é de que as relações institucionais sejam ainda mais estreitadas, resultando em projetos e ações conjuntas que beneficiem ambas as partes e a comunidade como um todo.
Assessoria de Comunicação UFSM-PM