No último dia 19 de outubro, ocorreu um encontro na residência da indígena Kaingang Brasília de Freitas, Coordenadora da Associação Indígena de Produtos Orgânicos Sustentável, na Terra Indígena do Guarita-RS. A visita teve como objetivo a organização e preparação do 3º Encontro Intercultural do Coletivo de Mulheres: indígenas, negras rurais e das periferias que será realizado no dia 23 de novembro.
O momento contou com a participação de representante do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) Tenente Portela, vice-prefeita eleita do município Barra do Guarita, integrantes do Programa de Extensão em Desenvolvimento Sustentável, do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva (NEPESC-UFSM/PM), Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ruralidade, Organização da Sociedade Civil (OSC), e Movimento Meninos e Meninas de Rua de Palmeira das Missões.
O 3º Encontro Intercultural do Coletivo de Mulheres: indígenas, negras rurais e das periferias acontecerá no dia 23 de novembro na Terra Indígena do Guarita, Km 10 com o Tema: “A Produção Cultural de Alimento e Economia Solidária”. Segundo os organizadores do evento, “o referido tema, é um desejo dos Coletivos como eixo norteador desde o 1º Encontro Intercultural. As atividades acontecerão com trocas de saberes e práticas culturais, mostra de produtos, debates, construções coletivas em comunidade. A inserção nos espaços culturais é sempre pautado no diálogo e respeito à diversidade cultural, com abordagens e temáticas voltadas à problematização e demandas solicitadas pelos atores sociais. O encontro irá proporcionar caminhos e possibilidades concretas no protagonismo das mulheres na inclusão produtiva e geração de alimentos”.
Assessoria de Comunicação UFSM-PM