Campus da UFSM em Palmeira das Missões celebra 18 anos de história e homenageia os cursos de Ciências Biológicas, Ciências Econômicas e Nutrição pelos 15 anos de criação

Além dos 18 anos da UFSM-PM, a Instituição celebra também os 15 anos dos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Econômicas e Nutrição

A Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, está celebrando, no dia 16 de Outubro, uma data muito especial: os 18 anos de trajetória dedicada ao ensino, pesquisa, extensão e inovação. Ao longo desses anos, a UFSM-PM se consolidou como um importante centro de formação e transformação para a comunidade regional. Além do aniversário do campus, os cursos de Ciências Biológicas, Ciências Econômicas e Nutrição estão comemorando 15 anos de criação. Durante todo esse período, a UFSM-PM proporcionou grande impacto acadêmico e social na região, pois cada um dos cursos de graduação e pós-graduação pôde desempenhar um papel essencial na formação de profissionais capacitados, com impacto direto na comunidade palmeirense e cidades vizinhas.

O professor Luiz Anildo Anacleto da Silva, diretor da UFSM-PM, destaca o crescimento e as transformações que a instituição trouxe à região. “Devemos salientar a importância deste campus no desenvolvimento socioeconômico da região de Palmeira das Missões e cidades circunvizinhas. Então, para toda essa população, foi um ganho extraordinário e estratégico muito bem pensado de se colocar um campus nessa região, que havia carência de cursos públicos e gratuitos.” Essas palavras refletem a visão de uma instituição que, ao longo dos anos, não apenas formou alunos, mas também se tornou um pilar para o desenvolvimento local.

O vice-diretor do campus, professor Daniel Angelo Sganzerla Graichen, ressalta as conquistas e os avanços do campus durante esses 18 anos em Palmeira das Missões. “Em 2006, um novo sonho chegava na região com a missão de transformar vidas. Agora, com uma estrutura consolidada, com um corpo docente e técnico-administrativos consolidados, conseguimos transformar ainda mais realidades e seguimos a nossa caminhada: transformar vidas, esse é o nosso objetivo.” Suas observações destacam o compromisso contínuo da UFSM-PM em melhorar a qualidade de vida e contribuir para a formação de cidadãos engajados e competentes.

A coordenadora do curso de Nutrição, professora Maritiele Naissinger da Silva, reforça a importância dessa formação para a saúde da população local. “Desde a sua criação, o curso de Nutrição da UFSM em Palmeira das Missões se destaca pela formação de nutricionistas qualificados e comprometidos com a promoção do bem-estar da sociedade. O curso oferece aos alunos oportunidades de se envolverem com a comunidade local e regional, que acontece por meio das atividades científicas e extensionistas. É um imenso prazer e orgulho fazer parte da construção da história deste curso.” Sua fala enfatiza não apenas a relevância da nutrição na promoção da saúde, mas também a responsabilidade social dos alunos, que se tornam verdadeiros promotores do bem-estar coletivo, contribuindo ativamente para a melhoria da qualidade de vida na região.

O professor Cezár Augusto Pereira Dos Santos, coordenador de Ciências Econômicas, compartilha sua visão sobre a relevância do curso para o desenvolvimento econômico local, afirmando: “Queremos que o curso continue nessa trajetória e que isto faça com que nós tenhamos um grupo cada vez mais consolidado de alunos e professores dentro de um mesmo objetivo, que é levar o desenvolvimento econômico e social para a Região de Palmeira das Missões, para o Estado do Rio Grande do Sul e também para o Brasil como um todo.” Sua reflexão destaca a importância da formação econômica como para o progresso local, enfatizando que a educação nesse campus não só prepara profissionais competentes, mas também contribui para a construção de uma comunidade capaz de enfrentar os desafios socioeconômicos da atualidade.

Por fim, a professora Terimar Facin Ruoso, coordenadora substituta de Ciências Biológicas, comenta as conquistas do curso ao longo dos anos. “Em 15 anos, o curso de Ciências Biológicas consolidou-se na região, formando biólogos comprometidos com a preservação ambiental e a sustentabilidade. Nossos projetos de pesquisa e extensão têm sido fundamentais para essa missão.” A sua fala ressalta a importância fundamental da educação em Ciências Biológicas na formação de profissionais capacitados para enfrentar os desafios da proteção ambiental e promover o desenvolvimento sustentável. Esses biólogos não apenas adquirem conhecimentos técnicos, mas também se tornam agentes de transformação, dedicando-se à preservação dos recursos naturais e ao equilíbrio dos ecossistemas, essenciais para a qualidade de vida das futuras gerações.

Esse dia celebrado pelo campus e pelos cursos reafirma o compromisso da UFSM com a educação de qualidade e com o desenvolvimento regional, já iniciado há 18 anos.

Texto: Alice Garcia Guimarães – estagiária de Relações Públicas

Revisão: Isabel Malheiros – Relações Públicas UFSM-PM