No dia 08 de agosto, foi concedido ao Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas da UFSM, campus de Palmeira das Missões, recursos do Edital Auxílio Recém-Contratado (ARC) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). O projeto de pesquisa, intitulado “Impacto da inclusão da informação genômica nas avaliações genéticas de bovinos compostos Montana®”, coordenado pelo professor da UFSM-PM Rafael Espigolan, tem o objetivo de avaliar a contribuição da seleção genômica para características economicamente importantes relacionadas ao crescimento, reprodução, carcaça e qualidade da carne em gado Montana.
Segundo o pesquisador, serão utilizados registros de, aproximadamente, 500 mil animais criados em 58 fazendas distribuídas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Sul e propriedades localizadas no Paraguai e no Uruguai. Salienta-se que o banco de dados será compartilhado pelo Grupo de Melhoramento Animal e Biotecnologia da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (GMAB-FZEA/USP, Campus de Pirassununga, São Paulo, Brasil) e pela Associação Internacional de Criadores de Montana (AIC Montana).
O projeto terá o prazo máximo de 24 meses para execução e, além da coordenação do professor Rafael Espigolan, contará com a colaboração dos professores da UFSM-PM Elson Martins Coelho, João Pedro Velho, Ricardo Zambarda Vaz e Joanir Pereira Eler (FZEA/USP Pirassununga).
Assessoria de Comunicação UFSM-PM