Nova Reestruturação da UFSM-PM foi aprovada por unanimidade em reunião extraordinária do Conselho do Campus

Momento em que os conselheiros votaram a favor ou contra a Reestruturação da UFSM-PM

Na última terça-feira(30), os membros do Conselho da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, reuniram-se em caráter extraordinário para debater e votar a nova estrutura organizacional da UFSM-PM.

A proposta discutida e encaminhada pela PROPLAN (Pró-Reitoria de Planejamento) visa equalizar a estrutura mínima das unidades de ensino da UFSM para um melhor funcionamento das atividades administrativas e acadêmicas. A reestruturação tem sido discutida nos últimos anos em todas as unidades com a participação de todas as categorias (docentes, taes e alunos).

Após uma intensa discussão, os conselheiros aprovaram por unanimidade a proposta. Adriana Martins da Silva, relatora do processo e representante dos técnico-administrativos em educação do campus no conselho, afirma que a categoria, que é a mais afetada com a nova estrutura pela dinâmica de trabalho, estava há anos aguardando por este momento. “Nós discutimos, dentro do possível, as consequências dessa reestruturação e entendemos que para a grande maioria dos técnicos ela é indispensável, mas que como qualquer outro documento ela precisa ser revista em alguns pontos. Então, o meu papel foi defender a categoria dos técnicos e ter a garantia que nós teremos a oportunidade de rever algumas questões que não estão muito claras, no ponto de vista dos servidores de determinados setores que apontam que algumas atribuições existentes na minuta não caberiam a eles, levando em consideração a existência de setores específicos no organograma que poderiam desempenhar tais atividades, destacando a realidade do campus e, principalmente, observando o número reduzido de servidores. Embora ainda não seja a ideal, esta reestruturação é um grande ganho para o campus que vai, agora, ter uma estrutura organizacional mais eficiente, mais clara e que vai permitir com que os processos burocráticos institucionais possam fluir conforme tem que ser”.

Durante a reunião, os conselheiros debateram sobre a Minuta e o novo Organograma do campus, tirarando suas dúvidas e fazendo esclarecimentos

Luiz Anildo Anacleto da Silva, Presidente do Conselho do Campus e Diretor da UFSM-PM, explica que essa reestruturação já vinha sendo pensada há, praticamente, uma década. “Em 2019 ela não foi aprovada. Entramos na direção em 2021 e retomamos essa proposta de aprovar uma nova minuta de reestruturação do campus. Fizemos várias reuniões com todos os setores da universidade, ou seja, foi uma discussão extremamente democrática, todos tiveram a oportunidade de participar das conversas, dando sugestões e colocando as suas peculiaridades sobre o processo”, afirma.

Conforme Luiz Anildo, a partir desta nova estrutura de organização de trabalho a UFSM campus Palmeira das Missões terá um sistema e uma estrutura administrativa mais adequada, gerando uma melhor funcionalidade. “Para todos nós aqui, sejamos docentes ou sejamos técnico-administrativos, vai melhorar. Entendo que foi um grande ganho para todo o campus de Palmeira das Missões. Entramos numa nova fase, em uma nova etapa administrativa do campus”.

Confira aqui como vai ficar o novo Organograma da UFSM-PM.

Confira aqui a proposta de Minuta que define a estrutura organizacional, as competências das unidades e subunidades do campus da Universidade Federal de Santa Maria em Palmeira das Missões (UFSM-PM) e as atribuições mínimas das autoridades. (Algumas alterações da minuta deverão ser realizadas no novo Regimento Interno da UFSM-PM, como solicitado por alguns servidores técnico-administrativos em educação).

Agora, o próximo passo é que a minuta e o novo organograma da unidade seja encaminhado de volta para a Pró-Reitoria de Planejamento para uma revisão final e posteriormente, encaminhada para votação no Conselho Universitário da UFSM. “Eu e o professor Daniel vamos batalhar para que nós consigamos colocá-la na reunião da sessão do Conselho universitário no final de agosto e para que até o final do ano ela esteja em pleno funcionamento”, finaliza o diretor.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM