1ª especialização gratuita do Brasil em Práticas Integrativas e Complementares no Cuidado em Saúde, modalidade EaD, será ofertada pela UFSM via Universidade Aberta do Brasil

A Universidade Federal de Santa Maria aprovou nas instâncias institucionais internas e mais recentemente na CAPES (Edital n°. 25\2023), a primeira especialização gratuita do Brasil em Práticas Integrativas e Complementares no Cuidado em Saúde, modalidade EaD via Universidade Aberta do Brasil (ESPICS-UAB).

A Proposta foi idealizada pelos docentes:  Dr. Marcio Rossato Badke (Departamento e Programa de pós-graduação em Enfermagem, Santa Maria) ,Drª Ângela Kemel Zanella (Departamento de Fisioterapia, Santa Maria) e Dr. Gianfábio Pimentel Franco (Departamento de ciências da Saúde, Palmeira das Missões), com contribuições de estudantes de graduação e pós-graduação, apoio do Centro de tecnologia,  Pró-Reitoria de Graduação e parcerias externas das docentes: Drª Ana Tânia Sampaio e Drª Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso Nelson, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Drª Silvana Ceolin da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM).

Seguindo os objetivos da CAPES, a consolidação dessa ideia irá expandir e interiorizar mais um curso público do ensino superior, capitaneado pela UFSM. Foram meses de trabalho dedicados à construção da proposta dessa especialização necessária, inédita e inovadora, que tem seu início previsto para o primeiro semestre de 2025.

A todos os envolvidos, a equipe de trabalho agradece o apoio recebido durante o processo, pois segundo Hannah Arendt “O poder nunca é propriedade de um indivíduo; pertence a um grupo e existe somente enquanto o grupo se conserva unido”.

O grupo de trabalho está trabalhando nos próximos passos para a implementação da especialização e, em breve, serão divulgadas as datas das inscrições e mais informações.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM