Comitiva se reúne nesta quarta-feira (13) com representantes do MEC para tratar da implantação do curso de Medicina na UFSM campus Palmeira das Missões

No dia 27 de novembro, o projeto para a implantação do curso de Medicina na UFSM, campus Palmeira das Missões, foi apresentado para toda a comunidade local e regional pelo reitor da UFSM, professor Luciano Schuch, pelo Diretor da UFSM-PM, professor Luiz Anildo Anacleto da Silva, e pelo prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing.

Na manhã desta quarta-feira (13), o Reitor da Universidade Federal de Santa Maria, professor Luciano Schuch, o Prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing,  e uma comitiva com demais autoridades, irão cumprir uma agenda, em Brasília, com representantes do MEC (Ministério da Educação) para solicitar a abertura de um curso de Medicina na UFSM-PM.

No encontro, será apresentado o projeto para a implantação do curso. No documento, estão elencadas todas as demandas de novas obras, pessoal docente, e de técnicos de laboratórios e administrativos que serão necessários para viabilizar a vinda de um curso de Medicina ao campus de Palmeira das Missões.

No documento, é frisado que a Instituição já conta com uma infraestrutura predial existente (básica), e de recursos de pessoal técnico de laboratórios, de áreas administrativas e docentes. Também é destacado que já há salas de aulas para as atividades teóricas, laboratórios para atividades práticas em microbiologia, histologia, química e bioquímica, análise sensorial, avaliação nutricional, ensino, genética evolutiva, informática, microscopia, nutrição esportiva, técnica dietética, osteologia, morfofisiologia e análise de imagens, bromatologia. O laboratório do curso de Enfermagem disponibiliza uma série de equipamentos, manequins e materiais que podem ser utilizados para as aulas práticas dos acadêmicos do curso de Medicina. Portanto, complementarmente, para a implantação desse curso no campus de Palmeira das Missões serão necessários:

Estrutura física – Construção de um prédio com 8 salas de aula, com capacidade para 50 alunos cada. Construção de um prédio com 27 salas para abrigar os professores. Construção de um novo prédio de moradia estudantil com capacidade de abrigar 70 moradores; ampliação do restaurante universitário; ampliação do laboratório de microbiologia e parasitologia; construção de um laboratório de patologia, técnica cirúrgica; de morfologia, laboratório de bioquímica, genética e imunologia. Laboratório de técnica cirúrgica e de patologia macroscópica.

Professores: considerando a força de trabalho docente já existente em algumas áreas, serão necessários mais 82 professores.

Técnicos de laboratórios e administrativos – considerando o já existente, serão necessários mais 60 técnicos, considerando o aproveitamento do trabalho técnico e docentes já existentes no Campus.

O projeto do curso de Medicina em Palmeira das Missões foi elaborado pelos seguintes autores: professores Daniel Graichen, Sabrina Zancan, Daniela Pilz, e Luiz Anildo Anacleto da Silva, do campus da UFSM-PM; representantes da 15ª CRS, Guilherme Machado e Patricia De Carli; Secretaria Municipal de Saúde, Izaias Malheiro e Andressa Magalhães Flores; Tatiana Silva, do Hospital de Caridade, juntamente com o delegado regional de saúde, Fernando De Carli; e prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing.

Confira o documento das necessidades para a implantação de um curso de Medicina na UFSM-PM, que será entregue ao Ministro da Educação: Infraeestrutura para um curso de medicina na UFSM-PM.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM