Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

Grupo de Estudos (GENVULC) lança Campanha: “Absorvente solidário: Pegue quando precisar e doe quando estiver sobrando”

Na Universidade Federal de Santa Maria campus Palmeira das Missões, uma iniciativa notável está sendo promovida pelo Grupo de Estudos em Gênero, Vulnerabilidade e Cuidados em Saúde (GENVULC): a “Campanha Absorvente Solidário: Pegue quando precisar e doe quando estiver sobrando”. Esta campanha é uma resposta direta à Pobreza Menstrual, um fenômeno complexo que afeta meninas, mulheres e outras pessoas que menstruam, e que se refere à carência de recursos e ao acesso limitado a produtos essenciais para a higiene menstrual, além da falta de informações sobre menstruação e o próprio corpo. Esse desafio se manifesta quando aqueles que menstruam enfrentam dificuldades financeiras para adquirir produtos de higiene menstrual, como absorventes. Isso resulta em desconforto, vergonha e insegurança, impactando negativamente na saúde, autoestima, bem-estar e na integração dessa pessoa na sociedade.

Neste contexto, o GENVULC, lançou a “Campanha Absorvente Solidário”, uma ação vinculada ao projeto de extensão “Práticas Educativas em Gênero, Vulnerabilidade e Cuidados em Saúde de Populações em Contextos de Vulnerabilidade em Territórios Urbano e Rural” onde é coordenado pela professora Fernanda Beheregaray Cabral e apoiado pelo edital ODH/Casa Verônica. A campanha consiste em abrigar caixinhas com absorventes externos e internos nos banheiros do prédio 1 do campus da UFSM-PM, onde estes foram arrecadados através de eventos de inscrição solidária.

O grupo de estudos disponibilizou caixinhas com absorventes externos e internos nos banheiros do prédio 1 do campus da UFSM-PM.

Em apenas um mês desde o seu lançamento, a “Campanha Absorvente Solidário” já distribuiu mais de 200 absorventes, destacando a relevância da problemática da Pobreza Menstrual em nossa comunidade acadêmica. No entanto, é crucial mencionar que a adesão à campanha através de novas doações tem sido insuficiente para atender a essa demanda crescente.

Portanto, para sensibilizar ainda mais a comunidade acadêmica sobre a importância das doações de produtos menstruais, o GENVULC colocou uma caixa para coleta de doações no Hall do prédio 1. As doações podem ser depositadas nesta caixa até o término do semestre letivo. Além disso, os membros do GENVULC estão disponíveis para receber doações. Juntos, podemos fazer a diferença e contribuir para a saúde e dignidade daqueles que enfrentam a Pobreza Menstrual em nossa comunidade acadêmica. Ao participar da “Campanha Absorvente Solidário”, você não apenas fornece recursos essenciais, mas também promove a conscientização sobre a importância da igualdade de gênero e do acesso a cuidados adequados em saúde.
Lembramos a todos que pequenos gestos de solidariedade podem ter um impacto profundo na vida de quem mais precisa. Portanto, convidamos você a participar ativamente desta iniciativa, compartilhando a mensagem, fazendo doações e apoiando a causa. Juntos, podemos combater a Pobreza Menstrual e criar um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todas as pessoas que menstruam em nosso campus. Vamos juntos construir um futuro onde a dignidade menstrual seja uma realidade para todos.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM