Sala de Amamentação da UFSM-PM será inaugurada na próxima terça-feira (01)

Na próxima terça-feira (01), às 10h, na sala 111 do prédio 01, a Direção da UFSM campus Palmeira das Missões irá inaugurar a Sala de Amamentação. O local será destinado para as mães servidoras, estudantes, colaboradoras ou visitantes que precisam amamentar ou extrair o leite, e para pais ou responsáveis que precisem alimentar seu bebê. O evento irá contar com uma Roda de Conversa com a professora Giovana Dorneles Callegaro Higashi, coordenadora do Projeto de Extensão da UFSM-PM que presta consultoria gratuita em Aleitamento Materno para a comunidade interna e externa.

O objetivo com a inauguração do local é prestar todo o apoio, principalmente, às mães servidoras que voltam da licença-maternidade. Essas mulheres que amamentam e se afastam de seus filhos em virtude do trabalho precisam esvaziar as mamas durante a sua jornada diária, para alívio do desconforto e para manter a produção de leite. Diante desta demanda e para incentivar o aleitamento materno, a Direção da UFSM-PM, desde o final de 2022, começou a organizar um ambiente próprio para que as mães pudessem fazer a retirada e estocagem de leite materno durante a jornada de trabalho (ou durante a aula, para as estudantes).

A Sala de Amamentação está em funcionamento desde o início deste ano e, depois de alguns ajustes, será inaugurada durante a campanha Agosto Dourado que conscientiza sobre a importância do aleitamento materno e simboliza a luta pelo incentivo à amamentação (a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno). Outra iniciativa realizada com apoio da Casa Verônica da UFSM, foi a implantação de um fraldário no banheiro ao lado da Sala de Amamentação.

A Sala de Amamentação também vai ser destinada ao atendimento de mães e futuras mamães que queiram fazer uma consultoria gratuita com o Projeto de Extensão da UFSM-PM Consultoria em Aleitamento Materno. Interessadas podem agendar um dia e horário com os integrantes do grupo através do perfil no Instagram @consultoriaaleitamater.ufsm

Assessoria de Comunicação UFSM-PM